Formação de Educadores (as) Ambientais: uma práxis coletiva a partir do Lugar

Autores

  • Darlene Silveira Cabrera UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • Alex Nunes Molina Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vinícius Ramos Puccinelli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Formação da Classe Trabalhadora, Formação de Educadores(as) Ambientais, Lugar

Resumo

Esse trabalho é o resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG) através das Secretarias de Município do Meio Ambiente (SMMA) e da Educação (SMEd), denominado “Formação de Educadores Ambientais com as mídias: Conhecendo o Nosso Rio Grande”. Teve por objetivo desenvolver a Formação de Educadores Ambientais, valendo-se de equipamentos de produção tecnológica em mídias digitais, visando a formação de multiplicadores nas comunidades escolares do Município. Por meio da metodologia de projetos proporcionou espaços aos servidores (profissionais em educação) da Rede Pública Municipal de educação e aos estudantes: (a) atividades de Formação Continuada para a produção de materiais midiáticos; (b) Formação em Educação Ambiental; (c) inserção e socialização com as mídias digitais, por meio da Educomunicação e (d) trabalho com as relações de pertencimento e autoria, permitindo que a comunidade escolar constituísse vínculo com os seus lugares de pertença a partir da pesquisa, da experiência vivida, da produção autoral e da criação do material midiático. Teve como resultados a relação horizontal entre as secretarias de município e as três comunidades escolares participantes desse projeto piloto, que através do convívio e o diálogo acerca da constituição histórico-social de cada Lugar constituiu o sentimento de pertença, evidente no material audiovisual produzido por cada uma das instituições de ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Darlene Silveira Cabrera, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Graduada em Pedagogia Licencitura - FURG. Mestre em Educação Ambiental - PPGEA FURG. Doutoranda em Educação Ambiental - PPGEA FURG

Alex Nunes Molina, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Químico em Alimentos. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vinícius Ramos Puccinelli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA - FURG. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, de 27 de abril de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/LEIS/L9795.htm Acessado em: 08/08/19.

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente; Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. 4. ed. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.mma.gov.br/images/arquivo/80221/pronea_4edicao_web-1.pdf Acessado em: 08/08/2019.

BRASIL. Tratado de Educação Ambiental. Rio de Janeiro, 1992. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf Acessado em: 08/08/2019.

CABRERA, Darlene Silveira. A objetivação das diretrizes curriculares nacionais para educação ambiental na formação de professores: um estudo de caso no curso de pedagogia da FURG. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LOPES, Grácia; MELO, Teresa; BARBOSA, Neusa. Passo a passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola + Educomunicação: escolas sustentáveis. Brasília: Ministério da Educação, Secadi: Ministério do Meio Ambiente, Saic, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16498-passo-a-passo-para-conferencia-de-meio-ambiente-na-escola-educomunicacao&category_slug=outubro-2014-pdf&Itemid=30192 Acesso em 10/08/2019.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. [trad. Rodnei Nascimento, revisão de trad. Karina Jannini]. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. O Capital – Livro I. [trad. Rubens Enderle]. 1a ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. [trad. Isa Tavares]. 2.ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

OLIVEIRA, Lívia. O sentido do lugar. In: MARANDOLA Jr, Eduardo; HOLZER, Werther e OLIVEIRA, Lívia (org.). Qual o espaço do lugar? São Paulo: Perspectiva, 2014.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Como Citar

Cabrera, D. S., Molina, A. N., & Puccinelli, V. R. . (2021). Formação de Educadores (as) Ambientais: uma práxis coletiva a partir do Lugar. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6. Recuperado de https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1699

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)