“Patrões”, “pilotos”, “batedores”, “bandeirinhas” y el Estado: un estudio sobre el "contrabando" de cigarrillos en la frontera Paraguay-Brasil.
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1612Mots-clés :
Patrões, Estado, contrabando, cigarrosRésumé
O objetivo desta pesquisa foi analisar as relações entre trabalhadores envolvidos no chamado “contrabando de cigarros” na fronteira Paraguai-Brasil e as tentativas de controle por parte do Estado na fiscalização e criminalização deste trabalho nas duas últimas décadas. A pesquisa ocorreu em algumas cidades do Brasil no oeste do Paraná, localizadas na fronteira com o leste do Paraguai, onde se localizam os departamentos de Alto Paraná e Canindeyú. A atenção é direcionada para as relações estabelecidas nas cidades paraguaias de Ciudad del Este e Salto del Guairá e nas cidades brasileiras de Guaíra e Foz do Iguaçu. As fontes utilizadas foram entrevistas com trabalhadores e empresários envolvidos com o contrabando de cigarros, fiscais da receita federal, matérias de jornais locais, legislações brasileiras e anotações das observações da pesquisa de campo. A análise sobre as relações entre quem realiza o “contrabando” e quem controla foram pensadas partindo de um conjunto de práticas e interesses vividos e disputados em meio ao cotidiano e as realidades locais. Nem tudo aquilo que é pretendido como representação ou função do Estado na repressão e controle sobre o contrabando se constitui da mesma forma nestes ambientes, mas articulam-se com disputas de poder e com o processo de acumulação capitalista.
Références
CARDIN, Eric Gustavo. Laranjas e Sacoleiros: um estudo da precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo. EDUNIOESTE: Cascavel, 2011.
________, Eric Gustavo. A Expansão do Capital e as Dinâmicas das Fronteiras. Paco Editorial: Jundiai, 2015.
FIOROTTI, Cíntia. História de trabalhadores e do trabalho na fronteira Brasil-Paraguai (1960 - 2015). Tese (Doutorado em História). UFU: Uberlândia, 2015.
_________, Cíntia. Autos criminais de contrabando e os trabalhadores na fronteira Brasil-Paraguai na década de 1960. REVISTA TEMPOS HISTÓRICOS, v. 21, p. 125-153, 2017.
PORTELLI, A. Sonhos Ucrônicos: memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. In: Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP. São Paulo: EDUC, n. 10, dez. p. 41-58, 1993.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.