Que política cultural é essa? Reflexões sobre a gestão pública da cultura nas universidades estaduais do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1543Mots-clés :
gestão pública da cultura, política cultural universitária, território, universidades estaduais do Brasil.Résumé
Para os estudiosos das políticas culturais é um grande desafio pensar em como se elabora a política cultural de uma universidade e, especialmente, como se materializa e se torna efetiva em seu território. Quem define as linhas estratégicas e as diretrizes de ação culturais em uma universidade? O dirigente municipal, estadual ou federal da pasta de educação e/ou cultura do governo ou o diretor do equipamento cultural universitário, geralmente associado à extensão? Poderia ser, ainda, o pró-reitor de extensão e, em algumas instituições de ensino superior, o pró-reitor de cultura que assume esse papel? Acaso não seria o próprio reitor o verdadeiro gestor cultural, com capital político e simbólico suficiente para orientar o desenvolvimento cultural da universidade? Nesse sentido, questionamos ainda: qual o papel dos centros, faculdades e laboratórios? Dos professores, estudantes, funcionários técnicos e trabalhadores comunitários? E em relação ao restante da comunidade e grupos artísticos, que influência exercem nas ações (e omissões) da universidade no campo cultural? Buscamos neste artigo esboçar algumas respostas a essas questões, não apenas considerando a noção de cultura acionada (seja sociológica ou antropológica), mas também discutindo a própria definição de política cultural e, consequentemente, as teorias e metodologias utilizadas para delimitar o escopo e abrangência do objeto de pesquisa. No caso das universidades estaduais, buscamos compreender as particularidades da gestão pública da cultura universitária e os processos de elaboração de políticas culturais nessas instituições de ensino superior do Brasil.
Métriques
Références
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. Revista São Paulo em perspectiva, São Paulo: Abr-Jun, Vol. 15, N° 2, 2001, p. 73–83.
PESSANHA, José Américo. Casa da Cultura Villa Maria. In: Faculdade de Educação e Comunicação - Universidade do Terceiro Milênio, vol. 3. Campos dos Goytacazes: UENF, 1993. p. 179-190. Disponível em: http://www.uenf.br/portal/index.php/br/baixe-o-plano-orientador-da-uenf.html Acesso em: 01 dez. 2018.
RUBIM, Iuri; BRIZUELA, Juan Ignacio; LEAHY, Renata. Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura. In: RUBIM, Albino; FERNANDES, Taiane; RUBIM, Iuri. (Eds.). Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 111–144.
SAMPAIO, Helena; BALBACHESKY, Elisabeth; PEÑALOZA, Verónica. Universidades Estaduais no Brasil – Características Institucionais. Documento de trabalho 04/98. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 1998. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9804.pdf Acesso em: 01 dez. 2018.
UEL. Casa de Cultura. [s.d.] Disponível em: http://www.uel.br/cc/ Acesso em: 01 dez. 2018.
UEM. Plano que vai definir a política cultural da UEM é entregue para a Reitoria. Notícias, 22 nov. 2017. Disponível em: goo.gl/SCZqAY Acesso em: 01 dez. 2018.
UERN. CONSEPE aprova o Plano Institucional de Cultura da UERN. 28 mar. 2018. Disponível em: http://portal.uern.br/blog/consepe-aprova-o-plano-institucional-de-cultura-da-uern/ Acesso em: 01 dez. 2018.
UESC. Especialização em Gestão Cultural. [s.d.] Disponível em: http://www.uesc.br/cursos/pos_graduacao/especializacao/gestao_cultural/ Acesso em: 01 dez. 2018.
UNICAMP. Discutindo a política cultural da Unicamp com convidados internacionais e do MinC. 10 set. 2015. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/09/10/discutindo-politica-cultural-da-unicamp-com-convidados-internacionais-e-do-minc Acesso em: 01 dez. 2018.
________. Unicamp aplica seu primeiro Vestibular Indígena e faz história. 02 dez. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/12/02/unicamp-aplica-seu-primeiro-vestibular-indigena-e-faz-historia Acesso em: 01 dez. 2018.
UNIMONTES. Curso de Licenciatura em Artes Visuais. [s.d.] Disponível em: http://www.unimontes.br/index.php/centro-de-ciencias-humanas-cch/4760-artes-visuais-montes-claros Acesso em: 01 dez. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.