Moisés Bertoni e o Povoamento da América: primeiras questões
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1536Résumé
Qual a origem dos povos que habitavam a América quando da chegada dos europeus? Entre as mais diferentes respostas já construídas nos últimos séculos, a obra La Civilización Guarani (1922) foi escrita a partir de relatos da América colonial e de análises da antropologia linguística do cientista suíço-paraguaio Moisés Bertoni. Nela, Bertoni objetivou localizar a origem dos povos guaranis como sinônimo da origem humana na América. Neste percurso, motivado pela crença na ideia de uma ciência universal, sua pesquisa procurou estabelecer hipóteses sobre o povoamento da América do Sul. Imerso em um vasto campo de experimentação científica e intenso confronto entre empiria e teoria, os debates de que participou sobre a origem dos povos americanos pode ter como efeito colateral a discussão sobre a origem, a identidade e o lugar social das populações indígenas no estado-nação moderno. Até este momento da pesquisa, pode-se afirmar que a ciência produzida por Bertoni insere-se numa rede de (re)significação do passado colonial e indígena.Métriques
Références
BERTONI, Moisés. La Civilización Guarani. Puerto Bertoni: Ex Sylvis, 1922.
CANDAU, Joël. O jogo social da memória e da identidade (2): fundar, construir. In:________. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011, p. 135-179.
CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Assis: Editora UNESP, 2014.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FLECK, Eliane Cristina Deckmann. A abordagem historiográfca dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.2, abr.-jun. 2014, p. 667-685.
NIEMEYER, Aline; BUTTURA, Evaldo. Moisés Bertoni: Uma vida para a Ciência. Foz do Iguaçu: Editora Epígrafe, 2012.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1982.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.