Moisés Bertoni e o Povoamento da América: primeiras questões

Autores

  • Wagner Henrique Neres Fiuza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Secretaria Estadual da Educação do Paraná (SEED)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1536

Resumo

Qual a origem dos povos que habitavam a América quando da chegada dos europeus? Entre as mais diferentes respostas já construídas nos últimos séculos, a obra La Civilización Guarani (1922) foi escrita  a partir de relatos da América colonial e de análises da antropologia linguística do cientista suíço-paraguaio Moisés Bertoni. Nela, Bertoni objetivou localizar a origem dos povos guaranis como sinônimo da origem humana na América. Neste percurso, motivado pela crença na ideia de uma ciência universal, sua pesquisa procurou estabelecer hipóteses sobre o povoamento da América do Sul. Imerso em um vasto campo de experimentação científica e intenso confronto entre empiria e teoria, os debates de que participou sobre a origem dos povos americanos pode ter como efeito colateral a discussão sobre a origem, a identidade e o lugar social das populações indígenas no estado-nação moderno. Até este momento da pesquisa, pode-se afirmar que a ciência produzida por Bertoni insere-se numa rede de (re)significação do passado colonial e indígena.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BERTONI, Moisés. La Civilización Guarani. Puerto Bertoni: Ex Sylvis, 1922.

CANDAU, Joël. O jogo social da memória e da identidade (2): fundar, construir. In:________. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011, p. 135-179.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Assis: Editora UNESP, 2014.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FLECK, Eliane Cristina Deckmann. A abordagem historiográfca dos séculos XIX e XX sobre a atuação de médicos e boticários jesuítas na América platina no século XVIII. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.21, n.2, abr.-jun. 2014, p. 667-685.

NIEMEYER, Aline; BUTTURA, Evaldo. Moisés Bertoni: Uma vida para a Ciência. Foz do Iguaçu: Editora Epígrafe, 2012.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1982.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Fiuza, W. H. N. (2019). Moisés Bertoni e o Povoamento da América: primeiras questões. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1536

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura