Deslocamento Na Fronteira: Possibilidades E Limites De Construções Identitárias
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1519Mots-clés :
Imigração, Fronteira, Estado NaçãoRésumé
Este artigo tenciona refletir sobre a construção da identidade dos brasileiros, conhecidos como “brasiguaios”, que se deslocaram para o Paraguai há mais de três décadas e que, na atualidade, seguem o movimento de retorno. No mesmo caminho, será feita a discussão sobre as memórias individuais e as coletivas que marcam o conflito por terra, intensificado em 2008 e iniciado ainda nos anos de 1980, diante de duas mudanças políticas que envolveram os dois países (ditadura militar e governo democrático), colocando em reflexão o lugar político do Estado Nação. Para contextualizar os acontecimentos serão chamados dois nomes de pesquisadores como Lindomar Albuquerque e Celso Amorim Salim, que se dedicaram às temáticas de migração e imigração na fronteira Brasil/Paraguai e alinhavaram o contexto histórico dos fatos. A abordagem tem como objetivo pensar a construção da memória como representação a partir dos registros de textos (notícias em jornais locais e nacionais) que procuram interpretar, de um modo singular, os acontecimentos e marcar a construção de identidade dos brasileiros de forma significativa nos contextos de memória coletiva. No almejo da conclusão, é possível sinalizar uma disputa étnica em torno de um conflito por terra, sendo a dialética entre memoria individual e coletiva um dos pontos mais importantes para a fabricação de sentidos dos textos jornalísticos e no imaginário fronteiriço.
Références
Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.
Brasileiros representam 90% da população de Estado paraguaio. Jornal do Brasil. 16 de abril de 2008. Disponível em: <http://www.jb.com.br/pais/noticias/2008/04/16/brasileiros-representam-90-da-populacao-de-estad0-paraguaio/ > Acesso em 10/08/2017
_______________Brasiguaios vão às estradas protestar contra invasões. GAZETA DO POVO, Curitiba, 13/07/2011. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/brasiguaios-em-alerta- no- paraguai>. Acesso em 21/08/2017
CANDAU, J. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2012. 269 p. (Obra Completa)
___________ Antropologia da memória. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 2013. p. 123-201 (Capítulo de Livro)
Drama no Paraguai: brasileiros estão comendo o pão que o diabo amassou. Jornal Nosso Tempo. Foz do Iguaçu, p. 6, 03 a 10 de dezembro de 1980.
ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 117-143 (Capítulo de Livro)
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: LOYOLA, 2010. 79 p. (Obra Completa)
MACHIO, J. Brasiquaios se armam para a reforma de Lugo. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 de junho de 2008. Disponível em: <http://www1.uol.com.br/fsp/mundo>. Acesso em: 14/09/2017
POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol.05, n.10, 1992.
SALIM, C. A. A questão dos brasiguaios e o Mercosul. In: Emigração e Imigração internacionais no Brasil contemporâneo. Neide Lopes Patarra (coord.), São Paulo: FNUAP, 1995.
PARO, D. Quien son los “brasiguaios”? Gazeta do Povo, Curitiba, 14/05/2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/quien-son-los brasiguaios>. Acesso em 08/08/2017
SAYAD, A. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp. 1998. p.11(Prefácio)
SELIGMANN-SILVA, M. Reflexões sobre a memória, a história e o esquecimento in. História, memória e literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. p. 59-90 (Capítulo de Livro)
SPRANDEL. M. A., Brasileiros na fronteira com o Paraguai. Estudos Avançados, nº 20, 2006.
WURMEISTER, F. Brasiguaios em alerta no Paraguai. GAZETA DO POVO, Curitiba, 12/07/2011. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/brasiguaios-em-alerta- no- paraguai>. Acesso em 21/08/2017
WAGNER, C. Brasiguaios: homens sem pátria. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. 86 p. (Obra Completa)
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.