Poeira x Unicon: diferentes discursos
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1463Mots-clés :
Boletim Poeira, discursos, expropriados, Informativo Unicon, Itaipu BinacionalRésumé
Neste trabalho foram analisados dois periódicos produzidos por sujeitos que participaram de diferentes maneiras do processo que envolveu a construção da usina de Itaipu. O Boletim Poeira e o Informativo Unicon foram pesquisados com o objetivo de expor as contradições deste empreendimento construído com base em muitos conflitos. Os dois instrumentos de organização foram pensados não só para noticiar o que acontecia, mas também educar e organizar seus leitores diante da construção da hidrelétrica binacional.
Métriques
Références
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Berttand Brasil, 2007.
CATTA, Luiz Eduardo Pena. O Cotidiano de uma fronteira: a perversidade da modernidade. Cascavel: Edunioeste, 2002.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. CPT: Pastoral e Compromisso. Petrópolis: Vozes, 1983.
FERES, João Bosco. Propriedade da Terra: opressão e miséria: o meio rural na história social do Brasil. Amsterdam: CEDLA, 1990.
GERMANI, Guiomar Inez. Expropriados terra e água: o conflito de Itaipu. Salvador: Edufba: ULBRA, 2003.
ITAIPU Binacional (Brasil). Diretoria Jurídica. Natureza Jurídica da Itaipu. Curitiba: Itaipu Binacional, 2004.
KIRINUS, Gernote. Entre a cruz e a política. Beija-flor. [1979?]
LIMA, Perci. Foz do Iguaçu e sua história. Foz do Iguaçu, PR, 2001.
LIMA, Ivone Teresinha Carletto de. Itaipu: as faces de um megaprojeto de desenvolvimento. Niterói: Germânica, 2006.
MASCARENHAS, Milena. Poeira X Unicon: confrontos e contrapontos entre expropriados e Itaipu. UNIOESTE, 2011. (Dissertação de mestrado)
Idem. Poeira: a expressão dos atingidos de Itaipu. In: Silva, M.; Koling, P. (Org.). Terra e Poder: Abordagens em História Agrária. Porto Alegre: FCM Editora, 2015. P. 121-140.
MAZZAROLLO, Juvêncio. A Taipa da injustiça: esbanjamento econômico, drama social e holocausto ecológico em Itaipu. São Paulo: Loyola, 2003.
MENDONÇA, Sonia. R. de; FONTES, V. M. História do Brasil Recente: 1964-1980. 2a. ed. São Paulo: Ática, 1991.
MEZZOMO, Frank Antonio. Memória dos movimentos sociais no Oeste do Paraná: Gernote Kirinus, Adriano Van de Vem, Werner Fuchs. Campo Mourão: FECILCAM, 2009.
PINTO, Tão Gomes. Itaipu: Integração em concreto ou uma pedra no caminho?. São Paulo: Manole, 2009.
PEREIRA, Osny Duarte. Itaipu – prós e contras. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Itaipu, a dança das águas: histórias e memórias de 1966 a 1984. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2006. 260 f. Tese (doutorado), Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2006.
______. Memórias do concreto: vozes na construção de Itaipu. Cascavel: Edunioeste, 2002.
SCHILLING, Paulo R., CANESE, Ricardo. Itaipu – geopolítica e corrupção. São Paulo: CEDI, 1991.
SCHMITT, Judith Veranisa. Os atingidos por Itaipu: História e memória. Oeste do Paraná, décadas de 1970 a 2000. Marechal Cândido Rondon, 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, Marechal Cândido Rondon, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.