Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.969Palabras clave:
Educação Estético-Ambiental, Linguagem Teatral, Formação de professores.Resumen
Neste artigo estaremos apresentando os resultados emergidos a partir de uma palestra seguida de uma oficina Estético-Ambiental que aconteceu na cidade de São José do Norte com professores da rede pública de educação básica. Neste dia foram realizadas falas sobre a conceituação de Educação Ambiental, Educação Estética e Educação Estético-Ambiental. Uma vez que o evento era sobre Educação Ambiental, recebemos o convite para, além de fazer a fala sobre esses conceitos que são por nós estudados, realizar também uma oficina com os professores para que estes pudessem viver a Educação Estético-Ambiental na prática. Para realizar esse artigo convidamos os e as participantes para responderem a um questionário, a fim de poder compreender de que maneira a teoria e prática vivenciadas naquela tarde foram observadas pelos(as) envolvidos(as).Métricas
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
DOLCI, Luciana Netto. A influência do teatro no desenvolvimento do aluno. Porto Alegre: PUCRS, 2003. Orientador: Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, PUCRS, 2003, p. 135.
DOLCI, Luciana Netto. Educação Estético-Ambiental: Potencialidades do teatro na prática docente. Rio Grande: FURG, 2014. Orientadora Prof. Dr. Susana Inês Molon. Tese (Doutorado) Instituto de Educação, Programa de pós-graduação em Educação Ambiental, Furg, 2014, p.201.
DOLCI, Luciana Netto. MOLLON, Suzana Inês. Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Ambiente & Educação , v. 20, p. 65-80, 2015.
ESTÉVEZ, Pablo René. A educação estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.
ESTÉVEZ, Pablo René. A alternativa estética na educação. Traduzido por João Reguffe. - Rio Grande: Ed. da FURG, 2009.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2012
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. 4ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. –(Coleção Promeiros Passos; 292)
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.