Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral

Autores

  • Pauline Apolinário Czarneski Rezende Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Juliana Duarte Simões Universidade Federal do Rip Grande - FURG
  • Josineide Ribeiro da Silva Universidade Federal do Rio GRande - FURG
  • Luciana Netto Dolci Universidade Federal do Rio Grande - FuRG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.969

Palavras-chave:

Educação Estético-Ambiental, Linguagem Teatral, Formação de professores.

Resumo

Neste artigo estaremos apresentando os resultados emergidos a partir de uma palestra seguida de uma oficina Estético-Ambiental que aconteceu na cidade de São José do Norte com professores da rede pública de educação básica. Neste dia foram realizadas falas sobre a conceituação de Educação Ambiental, Educação Estética e Educação Estético-Ambiental. Uma vez que o evento era sobre Educação Ambiental, recebemos o convite para, além de fazer a fala sobre esses conceitos que são por nós estudados, realizar também uma oficina com os professores para que estes pudessem viver a Educação Estético-Ambiental na prática. Para realizar esse artigo convidamos os e as participantes para responderem a um questionário, a fim de poder compreender de que maneira a teoria e prática vivenciadas naquela tarde foram observadas pelos(as) envolvidos(as).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pauline Apolinário Czarneski Rezende, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Cursou nos anos de 2015, 2016 e 2017 o Curso de Letras Português/Espanhol, do Instituto de Letras e Artes - ILA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante e Fundadora do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas e Saberes Ambientais de Educadores da Infância em Contextos Educativos Formais e Não-formais - ECOINFÂNCIAS. Aborda os seguintes temas: Teatro na Educação, Educação Estética, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Desenvolvimento das Linguagens nos Anos Iniciais, Estudo da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

Juliana Duarte Simões, Universidade Federal do Rip Grande - FURG

Mestranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO. Aborda os seguintes temas: Histórias Dramatizadas, Teatro na Educação, Educação Estética, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Desenvolvimento das Linguagens nos Anos Iniciais.

Josineide Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio GRande - FURG

Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Literatura de Cordel como forma de Ensino e aprendizagem.

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FuRG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e Graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (1993) Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010), ministrando as disciplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para crianças, jovens e adultos I e II no curso de Pedagogia e as disciplinas de Estágio I e II no curso de Letras Português-Espanhol. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE). É líder do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO/FURG. Atuou como professora orientadora do Pós-Graduação Mídias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Na Educação Básica, foi professora de Língua Portuguesa e Inglesa das Escolas Municipais Clemente Pinto e Helena Small e Assessora Pedagógica em Língua Portuguesa das Séries Iniciais e Finais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Cidade do Rio Grande. No Ensino Superior atuou na Universidade Federal do Rio Grande como professora substituta lecionando as disciplinas Didática, Atividades Integradoras, Práticas de Ensino e Supervisão de Estágios. Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Educação Estética: os sentidos e os significados do Teatro na formação docente e o Projeto de Ensino - Educação Estética: a influência da experiência com o teatro na formação de educadores. Aborda os seguintes temas: teatro na educação, educação estética, educação ambiental, práticas pedagógicas, formação docente e o ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

DOLCI, Luciana Netto. A influência do teatro no desenvolvimento do aluno. Porto Alegre: PUCRS, 2003. Orientador: Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, PUCRS, 2003, p. 135.

DOLCI, Luciana Netto. Educação Estético-Ambiental: Potencialidades do teatro na prática docente. Rio Grande: FURG, 2014. Orientadora Prof. Dr. Susana Inês Molon. Tese (Doutorado) Instituto de Educação, Programa de pós-graduação em Educação Ambiental, Furg, 2014, p.201.

DOLCI, Luciana Netto. MOLLON, Suzana Inês. Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Ambiente & Educação , v. 20, p. 65-80, 2015.

ESTÉVEZ, Pablo René. A educação estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.

ESTÉVEZ, Pablo René. A alternativa estética na educação. Traduzido por João Reguffe. - Rio Grande: Ed. da FURG, 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2012

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. 4ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. –(Coleção Promeiros Passos; 292)

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Apolinário Czarneski Rezende, P., Duarte Simões, J., Ribeiro da Silva, J., & Netto Dolci, L. (2018). Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.969

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)