O desenho de observação e a construção do conceito de inseto: estudo de caso com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.953Palabras clave:
Educação Ambiental, Insetos, Ensino FundamentalResumen
Essa é uma investigação quali-quantitativa efetuada em uma escola do ensino fundamental de Jacupiranga/SP. Os alunos dos sextos e sétimos anos tiveram seus conhecimentos prévios sobre os insetos detectados através de desenhos e, após, foram participantes de uma sequência didática na qual o conceito de inseto, representado nesse trabalho pelas características segmentação do corpo, asas, antenas e local de inserção dos apêndices, foi trabalhado utilizando materiais concretos que possibilitaram desenhos de observação. Os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de desenhos que os alunos fizeram representando os insetos: abelha, besouro, borboleta e mosca. Concluímos que a intervenção ajudou a ampliar o conhecimento e que precisamos organizar outras sequências didáticas que enfoquem as dimensões valorativas e políticas relativas à preservação da biodiversidade.
Métricas
Citas
BACIC, M.C.; VIDAL, E.P. Concepções prévias sobre insetos de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Jacupiranga/SP. Ponta Grossa: Anais do V SINECT, p. 1-8, 2016.
BORGES, A. T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: ______ MOREIRA, M. A.; ZYLBESZTA, J. N.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Porto Alegre: Editora da Universidade - UFRGS, 1997.
BRÖCKELMANN, R. H. Observatório de Ciências: 7º ano. São Paulo: Editora Moderna, 2011.
BUZZI, Z. J. Entomologia didática. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
CARRANO-MOREIRA, A. F. Insetos: Manual de coleta e identificação. Recife: UFRPE, Editora Universitária, 2015, 166 p.
CAMPOS, N. P. de. A construção do olhar estético-crítico do educador. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.
CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. C. S.; LOGAREZZI, A. Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCar, 2006. p. 19 - 41.
DORFMAN, B. R. Pensar sem palavras ou a biologia do desenho. Paraná: Graphica, 2007. Disponível em: < http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/PENSAR.pdf. Acesso em: 18 abr. 2018.
LAWTON, J. H. Entomologistas e a conservação da biodiversidade. In: Anais do Congresso Internacional de Entomologia e XII Congresso Brasileiro de entomologia, Foz do Iguaçu, 2000.
RICHTER, L.; LOPES, G. M. N.; FREITAS, D. S. Currículo, formação de professores e o uso de imagens no ensino. Anais do II SENAFE, 2006, p. 1-10. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/006e5.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.
STOKES, D. Coisas como nós: Preferências entres os humanos e organismos e implicações para a conservação. Washington: Ecologia Humana, 2007.
THIEMANN, F.T. Biodiversidade como tema para a educação ambiental: contextos urbanos, sentidos atribuídos, e possibilidades na perspectiva da educação ambiental crítica. Tese (Doutorado em Ciências) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
WILSON, E.O. Diversidade da vida. 1º edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 447 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.