Turismo rural integrado a agricultura familiar: Análise interdisciplinar da experiência do Circuito Sabiá em Matelândia – PR

Autores

  • Eder Cordeiro
  • Rafael Lucas Alves Ferreira
  • Jean Carlos Berwaldt

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.608

Palavras-chave:

Turismo Rural, Agricultura Familiar

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de Turismo Rural integrado a agricultura familiar. Como metodologia, realizou-se uma visita in loco e entrevista a uma propriedade rural do Circuito Sabiá no Município de Matelândia do Oeste do Paraná.  Com esta pesquisa verificamos que a prática do Turismo Rural na propriedade analisada, contribui para o fortalecimento da agricultura familiar bem como o estimulo de práticas de preservação e educação ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR. Manual Operacional do Turismo Rural. Brasília: EMBRATUR, 2016.

D´AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2000.

TULIK, O. Turismo no espaço rural: segmentação e tipologia. In: ALMEIDA, Joaquim Anécio; SOUZA, Marcelino. (Org.). Turismo Rural: patrimônio, cultura e legislação. Santa Maria: FACOS/UFSM, 2006. p. 107-119.

Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB). Disponível em: www.agricultura.pr.gov.br. Acesso em: 15 maio de 2016.

WANDERLEY. M. N. B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidades. In: WANDERLEY. M. N. B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre. Ed. da UFRGS, 2009. (p.185-200).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Cordeiro, E., Ferreira, R. L. A., & Berwaldt, J. C. (2017). Turismo rural integrado a agricultura familiar: Análise interdisciplinar da experiência do Circuito Sabiá em Matelândia – PR. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.608

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo