POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Bárbara Heliodora Andrade Ramos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.497

Palavras-chave:

Descolonização, Diversidade Cultural, Identidade, Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo estabelece uma análise crítica do tema apresentado que tem presença constante nos meios midiáticos. Ele examina e discute a relação entre a diversidade cultural e a descolonização. O tema reveste-se de fundamental importância, por sua especificidade e também pelas diversas áreas do conhecimento que implica, visto tratar-se da interação entre os conteúdos, permitindo o diálogo e a troca de conhecimentos e experiências. Ao se pensar a temática, estabelece-se uma discussão útil aos pesquisadores que os habilita a reexaminar novas regras e práticas concernentes às concepções das políticas públicas. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bárbara Heliodora Andrade Ramos, Universidade Federal Fluminense

Ainda na graduação fui monitora das disciplinas de Introdução à Administração e Estatística Aplicada. Durante a Especialização, atuei como pesquisadora, na busca de fontes bibliográficas e documentais, no Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública. Exerci, por dois anos, a função de Docente-Substituta, quando ministrei a disciplina Introdução à Administração em diversos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Meu objetivo profissional é atuar na área acadêmica, como professora e pesquisadora. Por este motivo busco aprimorar meus conhecimentos.  Concernente à experiência profissional, apresentada de forma mais completa no currículo anexo, atualmente atuo como pesquisadora na área de Administração, participando em diversos grupos de pesquisa, junto aos seguintes professores: Prof. Dr. Frederico José Lustosa da Costa, no Núcleo de Estudos de Avaliação de Políticas e Programas Públicos e no Núcleo de Estudos em Gestão Cultural; Prof. Dr. Fernando de Oliveira Vieira, no Núcleo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais; Prof. Dr. Paulo Emílio Matos Martins, no Núcleo de Estudos de Administração Brasileira.

Ao longo da minha trajetória profissional atuei como Consultora de projetos culturais e Mediadora com tempos de reflexão na concepção, pesquisa, lista de obras, expografia, textos críticos e material gráfico. Além de atividades de pesquisa em torno das criações artísticas e do desenho compartilhado entre arte, história, critica, instituição e curadoria.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Andrade Ramos, B. H. (2017). POR UMA DESCOLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.497

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo