Projeto BRA/13/008 Consolidação da Cooperação Técnica Sul- Sul Brasileira Resgate e Valorização do Patrimônio Cultural Fronteiriço Inventário do Patrimônio Cultural de Cerro Largo- Uruguai
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.46Palabras clave:
patrimônio, cultura, fronteira, memória, valorizaçãoResumen
O Projeto“Resgate e Valorização do Patrimônio Cultural Fronteiriço” foi elaborado em conjunto pela Intendência de Cerro Largo, Uruguai, e o Município de Bagé, RS, Brasil. O Município de Bagé, então, apresentou-se ao chamado realizado pelo Programa de Projetos de Cooperação Técnica Descentralizada Sul-Sul, da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República(SAF/PR) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).
Em Abril de 2015, vencendo processo licitatório, a empresa Parnaso Arquitetura, inicia o trabalho, divido em cinco produtos:
- Levantamento do Patrimônio Cultural do Departamento de CerroLargo;
- Plano Departamental de preservação;
- Elaboração de Manual de Manutenção de Edifícios Patrimoniais;
- Normativa resultante do inventário;
- ElaboraçãodeAnteprojetoparaarestauraçãodeumaconstruçãodevalorpatrimonial.
A equipe de trabalho está composta por profissionais brasileiros e uruguaios.
O primeiro produto, que está concluído, é o tema de nossa apresentação.
Foram visitados todos os locais identificados pela Intendência de Cerro largo como de interesse a preservação e os bens declarados Monumentos Históricos Nacionais Uruguaios através da Lei 14.040 de 20/10/1971, Estes locais compreendem obras arquitetônicas, de engenharia, monumentos, lugares históricos e paisagens, tanto urbanos como rurais. Foram ainda acrescidos, pela equipe de consultoria, exemplares destas categorias, além da identificação de acervos documentais e museológicos, bibliotecas e locais com potencial arqueológico e paleontológico, além do patrimônio imaterial.
Métricas
Citas
Araújo, J. C. Escudos Militares, 2004.
Bentancor, M.; Gil Villaamil, G., Villa Isidoro Noblía Un Pueblo al encuentro de sus raíces, Editorial Torre del Vigía, Montevideo, 2012.
Caetano, G.; Rilla, J. De la Colonia al Mercosur, Editorial Fin de Siglo, Montevideo, 1994.
Carbajal, M. EN Revista El País y sus 19 Departamentos, CERRO LARGO, s/d.
Comisión de Patrimonio Cultural del Mercosur, Puente/Ponte Internacional Barón/Barao de Mauá,Iphan, Brasil, 2015.
Diario “El País”Suplemento: Temas Nacionales – Cerro Largo, 1972.
García, S. J., Estampas Uruguayas, Corporación gráfica Montevideo, 1971.
Gimeno Apolo, S. Revista Cerro Largo, Melo, 1937.
Gil Villaamil, G., Ensayo para la Historia de Cerro Largo, División Imprenta del Palacio Legislativo, 1982.
Historia Militar Cerro Largo – Centenario del “7° de Caballería”, Publicaciones del Estado Mayor del Ejército, Montevideo, 2004.
Luz Brum, B., El Cancionero a Frutos Rivera, Editorial Ceibo, Montevideo, 1943.
Manacorda, T., Fructuoso Rivera, Espasa- Calpe, Argentina, 1946.
Mazzei, E., Fronteras que nos unen, límites que nos separan, Imprenta CBA, Montevideo, 2012.
Mazzei, E., De Souza, M., La frontera en cifras, Imprenta CBA, Montevideo, 2012.
Muniz, J. C.s, EN Imágenes y Apuntes para la memoria (I) Construcciones Antiguas de Río Branco, 2013.
Murguía, J. EN Revista Actualidades “Reseña Histórica, Comercial y Social de Melo, En su sesqui centenario 1795-1945”, CoompiladorSaviniano Pérez, Melo, 1945.
Serrano, A.; Vaz, J., Martín Aquino El Matrero, Fin de Siglo, Montevideo, 2009.
“Memorias e reflexões sobre o Rio da Prata”, 1849, Extrahidas do diário de um oficial da MarinhaBraasileira.Río de Janeiro, Brasil, 1849, s/a.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.