O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.444Palabras clave:
Lago de Tiberíades, Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim, Betsaida.Resumen
O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.
Métricas
Citas
ACHEN, Dom. A Terra Santa de Jesus. Jerusalém: Doko Media Ltd. 2010.
BÍBLIA. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. ver. e atual no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
CLAVAL, Paul. Geografia Cultural. Florianópolis: EDUSC. 2000.
CORRÊA, Roberto Lobato. Territorialidade e Corporação: Um exemplo. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia. A. SILVEIRA, M. L. (org.). Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo, HUCITEC/ANPUR, 1993.
CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Economia, Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
CUSTÓDIA DA TERRA SANTA. Disponível em http://www.capernaum.custodia.org/ Acesso em 12 de jan de 2017.
DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Traduzido por Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Paulus. 1989.
HALBWACHS, Maurice. La Memóire Colletive. Paris: Presses Universitaires de France. 1950.
HARTMANN, Jorge Egídio. A Terra Santa para além dos muros. Porto Alegre: Odisseia, 2015.
KAEFER, José Ademar. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012.
MINISTÉRIO DO TURISMO DE ISRAEL. Disponível em http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra. Acesso em 21 de jan de 2016.
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Ed. Contexto, 2012.
SECALL, Rafael Esteve. “Turismo y Religión. Aproximación histórica y evaluación del impacto económico del turismo religioso”. Jornadas de Delegados de Pastoral de Turismo. Conferencia Episcopal Española. Disponível em http://www.diocesisoa.org/documentos/pastoralturismo/Esteve,%20Rafael%20-%20texto.pdf. Acesso em 16 de jan de 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.