O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.444Keywords:
Lago de Tiberíades, Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim, Betsaida.Abstract
O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.
References
ACHEN, Dom. A Terra Santa de Jesus. Jerusalém: Doko Media Ltd. 2010.
BÍBLIA. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. ver. e atual no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
CLAVAL, Paul. Geografia Cultural. Florianópolis: EDUSC. 2000.
CORRÊA, Roberto Lobato. Territorialidade e Corporação: Um exemplo. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia. A. SILVEIRA, M. L. (org.). Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo, HUCITEC/ANPUR, 1993.
CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Economia, Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
CUSTÓDIA DA TERRA SANTA. Disponível em http://www.capernaum.custodia.org/ Acesso em 12 de jan de 2017.
DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Traduzido por Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Paulus. 1989.
HALBWACHS, Maurice. La Memóire Colletive. Paris: Presses Universitaires de France. 1950.
HARTMANN, Jorge Egídio. A Terra Santa para além dos muros. Porto Alegre: Odisseia, 2015.
KAEFER, José Ademar. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012.
MINISTÉRIO DO TURISMO DE ISRAEL. Disponível em http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra. Acesso em 21 de jan de 2016.
MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Ed. Contexto, 2012.
SECALL, Rafael Esteve. “Turismo y Religión. Aproximación histórica y evaluación del impacto económico del turismo religioso”. Jornadas de Delegados de Pastoral de Turismo. Conferencia Episcopal Española. Disponível em http://www.diocesisoa.org/documentos/pastoralturismo/Esteve,%20Rafael%20-%20texto.pdf. Acesso em 16 de jan de 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.