Violencia simbólica de la ruptura de lazos sociales
el caso de la compañía minera Braskem en Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v9i3.2361Palabras clave:
Desastre socioambiental, Movimientos sociales de resistencia, Pérdida de identidades, Relaciones de poder, territórioResumen
La población de cinco barrios de Maceió enfrenta el fenómeno del hundimiento del suelo provocado por la actividad minera de Petroquímica Braskem S/A, que llevó a la evacuación de áreas y al proceso de desterritorialización espacial y de relaciones simbólicas de poder. Para ello, se realizó una investigación de tipo cualitativa, con procedimientos metodológicos de carácter documental y bibliográfico y se realizaron seguimientos en organismos públicos, noticieros y sitios electrónicos. La investigación aún está en curso y los resultados son parciales, por lo que este trabajo no pretende agotar el tema propuesto, sino contribuir a que el estudio sirva de fuente para un debate más profundo donde hay mucho por explorar.
Métricas
Citas
BEZERRA, E. J. G. Elementos para uma sociologia do desastre ou: a destruição dos arcos das memórias. In: FRAGOSO, E. (Org.). Rasgando a cortina de $ilêncios: O lado b da exploração do sal-gema de Maceió. Maceió: Instituto Alagoas, 2022. p. 65-90.
BRASKEM. Braskem Alagoas. Maceió, 2023a. Disponível em: https://www.braskem.com/balancopcf. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASKEM. Mapa das áreas de desocupação e monitoramento. Maceió, 2023b. Disponível em: https://www.braskem.com.br/mapa-da-area-de-desocupacao#. Acesso em: 22 mar. 2023.
COLETIVO OFENSIVA SOCIALISTA. A natureza destrutiva da Braskem em Maceió. Disponível em: https://ofensivasocialista.wordpress.com/2020/04/13/a-natureza-destrutiva-da-braskem-em-maceio/. Acesso em: 16 jun. 2022.
HAESBAERT, R. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 2010.
SANTOS, A. P. Vulnerabilidade social: o que significa esse conceito? Disponível em: https://www.politize.com.br/vulnerabilidade-social/. Acesso em: 13 jun.2022.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. 6ª edição. Rio de Janeiro: Record. 2001.
SILVA, C. C. G. (Org.). Territorialidades contemporâneas. Maceió, AL: Olyver, 2022. p. 129-147.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Juliana Alejandra Farias de Melo, Denis Anderson Pereira da Hora, Elias Henrique dos Santos Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.