Desvelando as disputas em torno da “ideologia de gênero” na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2309

Palavras-chave:

“Ideologia de Gênero”, Democracia, Diversidade

Resumo

A "ideologia de gênero" parece ser uma tese sem a necessidade de muitos argumentos nos dias atuais. É vista por uma parcela da sociedade como algo pernicioso para o desenvolvimento das crianças, capaz de violar a liberdade das famílias e a integridade das igrejas. A consequência é uma avalanche de revolta que arrasta pessoas por conta de um entendimento distorcido. Esta abordagem pretende, pois, aprofundar aspectos inerentes ao debate, bem como, respaldar a perspectiva da democracia e dos direitos individuais quando ameaçados por ofensivas de lideranças com forte ingerência política. Os resultados indicam que, embora afirmem ser contra uma ‘ideologia’, na verdade, estas lideranças atuam para interromper a consolidação de valores essências à democracia, como o tratamento igual aos indivíduos, independente do que os singulariza e a promoção do respeito à pluralidade e diversidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celso Gabatz

Professor Colaborador e Pós-Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Teologia da Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Mestre em História (UPF). Pós-Graduado em Ciência da Religião e Docência no Ensino Superior. Graduado em Sociologia (UNIJUI), Teologia (EST) e Filosofia (CEUCLAR). Bolsista PNPD CAPES. E-mail: gabatz12@hotmail.com

Rosângela Angelin

Pós-Doutora pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS. Doutora e Mestra em Direito (Osnabrück, Alemanha). Graduada em Direito (UNIJUÍ). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo, RS. E-mail: rosangelaangelin@yahoo.com.br

Referências

ALZAMORA Revoredo, Oscar. La ideología de género: sus peligros y alcances. Lima: Comisión de la Mujer; Comisión Episcopal de Apostolado Laical, Conferencia Episcopal Peruana, 1998.

AMOROS, Celia. Hacia una crítica de la razón patriarcal. Barcelona: Editorial Anthropos, 1985.

ARÁN, Márcia; PEIXOTO JÚNOR, Carlos Augusto. Subversões do desejo: sobre gênero e subjetividade em Judith Butler. Cadernos Pagu. N°. 28, Jan/ Jul. 2007, Campinas, São Paulo, 2007, p. 129-147.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

BIROLI, Flávia. O que está por trás do boicote religioso à “ideologia de gênero”. In: https://revistaforum.com.br/noticias/o-que-esta-por-tras-do-boicote-religioso-a-ideologia-de-genero/. Acesso em: 30 de Ago. 2019.

BURGGRAF, Jutta. “Qué quiere decir género”. En torno a un nuevo modo de hablar. Promesa: San José, Costa Rica, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade.

Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COELHO, Fernanda Marina Feitosa; SANTOS, Naira Pinheiro dos. A mobilização católica contra a “ideologia de gênero” nas tramitações do plano nacional de educação brasileiro. Religare, Vol.13, n.1, Jul. 2016, p. 27-48.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

HARDING, Sandra. Ciencia y Feminismo. Madrid: Ediciones Morata, 1996.

LOBO, Marisa. A ideologia de gênero na educação – como essa doutrinação está sendo introduzida nas escolas e o que pode ser feito para proteger a criança e os pais. Curitiba: Ministério Marisa Lobo, 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro, Petrópolis; Vozes, 1997.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MIRANDA, Gabriel. O Debate sobre Segurança Pública em Tempos de Pós-Verdade. In: https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2019/02/o-debate-sobre-seguranca-publica-em-tempos-de-pos-verdade-por-gabriel-miranda/ Acesso em: 10 de Set. 2019.

O’LEARY, Dale. The Gender-Agenda: redefining equality. Lafayette: Vital Issues, 1997.

ROSADO-NUNES, Maria J. F. A “ideologia de gênero” na discussão do PNE: a intervenção da hierarquia católica. Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 39, jul/set. 2015. p. 1237-1260.

RUBIN, Gayle. Pensando o sexo: notas para uma teoria radical das políticas da sexualidade. Cadernos Pagu, Campinas: Núcleo de Estudos de Gênero, n. 21, 2003. p. 1-88.

SANTOS FILHO, Ismar Inácio. “Ideologia de gênero”: interpretação equivocada, repeti¬ção do equívoco. Bagoas - Estudos de Gays: Gênero e Sexualidades. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vol. 10, n. 15, 2016. p. 33-58.

SCALA, Jorge. La ideología del género o el género como herramienta de poder. Rosario: Ediciones Logos Ar, 2010.

SCOTT, Joan. Gender: a useful category of historical analysis. The American Historical Review, Bloomington, v. 91, n. 5, 1986. p. 1053-1075.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 1995.

SHELDON, Louis. P. A Estratégia. O plano dos homossexuais para transformar a sociedade. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2012.

STANLEY, Jason. Como Funciona o Fascismo. A política do “nós” contra “eles”. L&PM: Porto Alegre, 2018.

TIBURI, Márcia. Vamos conversar sobre Gênero. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/vamos-conversar-sobre-genero/. Acesso em 06 de Set. 2019.

TONDELLO, Dom Neri José. Nota da CNBB: “ideologia de gênero”. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: Regional Oeste II. Disponível em: http://www.diocesederondonopolis.org.br/2015/2015/06/nota-da-cnbb-ideologia-de-genero/. Acesso em: 05 de Set. 2019.

VERO, Justino. E por falar em preconceito e gênero... Rio de Janeiro: LMJ Mundo Jurídico/GZ Editora, 2016.

VITAL DA CUNHA, Christina; LOPES, Paulo Victor Leite. Religião e Política: uma análise da atuação de parlamentares evangélicos sobre direitos das mulheres e de LGBTs no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2012.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Gabatz, C., & Angelin, R. . (2022). Desvelando as disputas em torno da “ideologia de gênero” na atualidade. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2309

Edição

Seção

Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância