Direito e Religião em tempos de Fundamentalismos na sociedade brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2301

Palavras-chave:

Direito, religião, fundamentalismos, Brasil

Resumo

Este trabalho possui como grande tema as relações entre direito e religião, delimitando-se a estuda-las em tempos de fundamentalismos na sociedade brasileira. A pergunta central da pesquisa pode ser definida como: quais as relações entre direito e religião em tempos de fundamentalismos na sociedade brasileira contemporânea? O objetivo central da pesquisa é analisar e interpretar as relações entre direito e religião no contexto fundamentalista da sociedade brasileira contemporânea. A tese alcançada é que as relações entre direito e religião em tempos fundamentalistas, no Brasil, marcam uma produção legislativa hegemônica e ameaçam o caráter laico do Estado. A pesquisa possui como método de raciocínio a dedução, com abordagem analítico-interpretativa e procedimento bibliográfico. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alana Taíse Castro Sartori, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes Campus de Santo Angelo

Mestra em Direito e bacharela pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus de Santo Ângelo. Docente do Curso de Graduação em Direito da URI, campus Santo Ângelo/RS. Membro do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq “Novos Direitos em Sociedades Complexas”. E-mail para contato: alanatcs.adv@gmail.com

Noli Bernardo Hahn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Pós-doutor pela Faculdades EST. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera, junto com o professor Dr. André Leonardo Copetti Santos, o Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, do PPGD acima mencionado. E-mail: nolihahn@san.uri.br

Referências

ANGELIN, Rosângela. Direitos sexuais e direitos reprodutivos das mulheres: avanços e desafios na construção da democracia. Revistas Coisas do Gênero, São Leopoldo, v. 1, n. 2, p. 182-198, 2015. Disponível em:< http://revistas.est.edu.br/index.php/genero/article/view/434/370> Acesso em jan 2022.

BRASIL. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 12, DE 2015. Altera a redação do parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal, para declarar que todo o poder emana de Deus. Disponível em:< https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=node01bw2jaer0ffjb1tf1e12zu7adp19002191.node0?codteor=1313782&filename=PEC+12/2015> Acesso em jan 2022.

BURITY, Joanildo. A Cena da Religião Pública. Contingência, dispersão e dinâmica relacional. Novos Estudos, vol 34, n. 2, p. 89-105, 2015.

CONGRESSO NACIONAL. Parlamentares em exercício. Disponível em:< https://www.congressonacional.leg.br/parlamentares/em-exercicio> Acesso em jan 2022.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Atividade Legislativa. Projetos de Lei e Outras Proposições. PEC 12/2015. Disponível em:< https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1146864> Acesso em jan 2022.

CUNHA, Magali do Nascimento. Fundamentalismos, crise da democracia e ameaça aos direitos humanos na América do Sul: tendências e desafios para a ação. Salvador: Koinonia Presença Ecumênica e Serviço, 2020.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

HELMINIAK, Daniel A. O que a Bíblia realmente diz sobre a homossexualidade. São Paulo: Summus, 1998.

KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito. Tradução de Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.

MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia: por que a nossa liberdade corre perigo e como podemos salvá-la. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ORO, Ari Pedro. A laicidade no Brasil e no Ocidente: Algumas considerações. Civitas, vol 11, n. 2, mai-ago, p. 221-237, Porto Alegre, 2011.

REALE, Miguel. Horizontes do Direito e da História. São Paulo: Saraiva, 2010.

TANAKA, Marcela. Secularização, laicidade e espaço público: como pensar a política contemporânea brasileira à luz da religião? Religião e Sociedade, vol 40, n. 3, p. 169-188, Rio de Janeiro, 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Sartori, A. T. C., & Hahn, N. B. (2022). Direito e Religião em tempos de Fundamentalismos na sociedade brasileira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2301

Edição

Seção

Dossiê - Religiões e Religiosidades em Tempos de Conservadorismos e Intolerância