A relação entre Design e Artesanato na valorização da cultura local: Representação e aprendizado entre estudantes e artesãs (Maranhão, Brasil)

Autores

  • João Matheus de Barros Câmara UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Sâmio Lucas Pachêco Barbosa UFMA - Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1998

Palavras-chave:

Design, Artesanato, Aprendizado, Cultura, Tambor de Crioula.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de integração, aprendizado e trabalho entre estudantes e artesãs nas cidades de São José de Ribamar e São Luís, no Maranhão (Brasil). Foram realizados encontros e oficinas de aprendizado e representação sobre manifestações no contexto afro maranhense e práticas sobre construção de objetos em cerâmica, buscando aproximar universidade e comunidade, proporcionar alternativas de produção artesanal e experimentar ferramentas de reconhecimento e criatividade para a valorização da cultura local. Utilizando o metaprojeto como metodologia, os saberes das artesãs e técnicas de compreensão, análise e a prática de desenhos para nortear o projeto, os envolvidos no processo conseguiram construir novos produtos e identidades visuais, colaborando com a difusão do artesanato na comunidade e no reconhecimento de patrimônios culturais imateriais, como o Tambor de Crioula. Uma experiência educacional e cultural que também pode ser realizada em outros contextos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Matheus de Barros Câmara, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Atualmente é graduando em Design na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ensino Médio-Técnico completo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus São Luís Monte Castelo, onde se formou em Comunicação Visual. Possui experiências e produções nas áreas de Design Gráfico, Design Editorial e no ramo da Fotografia, exercendo atualmente trabalhos em ambas as áreas. É designer gráfico e editorial da EDUFMA - Editora da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente na diagramação de livros e seus projetos gráficos. Organizou a 29ª Edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design 2019), integrando a curadoria de Gestão. Pesquisador e voluntário no Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) e apresenta artigos e conferências visando a promoção de um Design mais biocêntrico como responsabilidade social e práticas de construções coletivas.

Sâmio Lucas Pachêco Barbosa, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Sâmio Lucas Pachêco Barbosa é Técnico em Suporte e Manutenção em Informática (IFMA, 2015) e graduando em Design (UFMA). Pesquisador e voluntário no Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA), desenvolve pesquisa nas áreas de Design Anthropology, Design da Informação e Ergonomia.

Referências

BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

BUZAN, T. Saber Pensar. Lisboa: Editorial Presença, 1996.

CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COHEN, E. Authenticity and commoditization in tourism. In: ANNALS OD TOURISM RESEARCH, pp. 371-386, 1988, London.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

JUNIOR, D., 2018. Tambor De Crioula. [imagem] Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/mturdestinos/albums/72157664777611897> [Acessado em 1 de Junho de 2020].

KRUCKEN, L. (2009). Design e território. 1st ed. São Paulo: Studio Nobel.

LIMA, Ricardo Gomes. Objetos: percursos e escritas culturais. São José dos Campos: Centro de Estudos de Cultura Popular; Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 2010.

TAMEKUNI, K. I. Metaprojeto: o design em busca da inovação por meio da reflexão. In: 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, Gramado, 2014.

TAPSCOTT, D.; TICOLL, D. A empresa transparente. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Câmara, J. M. de B., & Barbosa, S. L. P. (2021). A relação entre Design e Artesanato na valorização da cultura local: Representação e aprendizado entre estudantes e artesãs (Maranhão, Brasil). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1998

Edição

Seção

II - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas