Fronteiras Correspondidas: Moisés Bertoni e Suas Cartas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1964

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Estudos em Cultura.

Resumo

O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa em torno de cartas remetidas e recebidas por Moisés Santiago Bertoni. Tem como objetivo lançar olhares sobre o mundo da fronteira trinacional Brasil, Paraguai e Argentina, final do século XIX e início do XX. Estes documentos apresentam acontecimentos e vivências ausentes em outras fontes de consulta. Bertoni, ao longo de sua vida, elaborou uma prática de produção sobre si, que englobou um diversificado conjunto de ações, desde as ligadas à escrita de si, até aquelas chamadas memórias de si. Essa “escrita de si” está sendo entendida dentro de um contexto de relações com seus próprios documentos, pois deixaram aparente o envolvimento que ele mantinha com os registros que produziu e arquivou para a construção de memórias que o colocam em uma posição de centralidade na fronteira. Foram os indícios contidos nas cartas que possibilitaram o relevante estudo não só sobre o personagem Bertoni, mas também sobre suas vivências e o rico legado produzido por ele e suas relações fronteiriças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange da Silva Portz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora pelo Programa Interdisciplinar: de Pós Graduação Sociedade Cultura e Fronteira. Dedica-se ao estudo sobre Fronteira a partir do personagem Moisés Bertoni - O estudo volta-se ao cruzamento de fontes escritas e visuais.

Valdir Gregory, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE.

Doutor em História, professor Sênior do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu.

Referências

BARATTI & CANDOLFI (1996). Catálogo del Archivo de Moisés Santiago Bertoni Y Familia – Puerto Bertoni, Bellinzona, Archivo Cantonal.

BARATTI & CANDOLFI (1994). l’Arca di Mosè. Biografia epistolare di Mosè Bertoni 1857-1929. Editora Casagrande, Bellinzona, Suíça, 1 ed.

BEZERRA, Carlos Eduardo e SILVA, Telma Maciel da (2009). Jogo de cartas: a correspondência como fonte de pesquisa. Patrimônio e Memória. UNESP – FCLAs – CEDAP, Vol. 5, n. 2 p. 133-158 – dez.

GINZBURG, Carlo (2007). O Fio e os Rastros: Verdadeiro, Falso, Fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

GOMES, Ângela Casto (2004). (Org.) A Escrita de Si a Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora FGV.

HORTA, Nicole Marinho; DIAS, Débora de Almeida; CORDEIRO, Luciana Coutinho (2018). Cartas: um acervo de memória afetiva e histórica e a importância de sua preservação. Múltiplos olhares em ciência da informação. V. 8 n. 1, mar.

MARTINS, Vanessa Gandra Dutra (2019). Reflexões sobre a escrita epistolar como fonte histórica a partir da contribuição da teoria da literatura. revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/152, acessado em 13/o8/2019.

MATTOS, Raimundo César de Oliveira (2010). As cartas revelam – Analisando o oitocentos através da correspondência. XIV Encontro Regional da ANPHU – Memória e Patrimônio. RJ, UNIRIO.

MONTE, Vanessa Martins do (2015). Correspondências paulistas: as formas de tratamento em cartas de circulação pública (1765-1775). SP, FAPESP, Humanistas, 519 páginas.

MUNHÓS, Fernando (2016). As cartas também constroem a história: potencialidades em uma conversa vinda do passado. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. N. 64. Ago. p. 336-342.

SILVA, Francisco Ribeiro da (1997). Coronel Helder Ribeiro – Correspondência recebida (1902-1931) e notas autobiográficas. Porto, Universidade Portucalense / Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto.

SILVA, Victória Gambetta da (2007). Resenha. A Escrita de Si e a Escrita da História. Revista História em Reflexão: Vol. 1 n. 1 – UFGD - Dourados Jan/Jun.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Como Citar

Portz, S. da S., & Gregory, V. (2021). Fronteiras Correspondidas: Moisés Bertoni e Suas Cartas. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i3.1964

Edição

Seção

Dossiê: - Patrimônio cultural e memória nas fronteiras

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.