Representações sociais entre estudantes brasileiros e portugueses em Universidades portuguesas

Autores

  • Aline Bazzarella Merçon Universidade de Aveiro - Portugal http://orcid.org/0000-0002-4959-5741
  • Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro
  • Kleber José dos Santos Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1915

Palavras-chave:

Identidades, Interculturalidade, Representações Sociais, Universitários brasileiros e portugueses em Portugal.

Resumo

Tendo em conta que a diversidade trazida pelos imigrantes é um fator de desenvolvimento cultural, econômico e social e que reforça a importância da harmonia e do entendimento entre os povos, é pertinente perceber como se desenvolve a relação dos universitários brasileiros e portugueses em Portugal. O interesse deste estudo surgiu a partir da observação de práticas discursivas e obstáculos aparentemente trazidos por memórias coletivas do colonialismo identificadas na experiência desses imigrantes no país. Este artigo, de caráter interdisciplinar e ancorado na área dos Estudos Culturais, teve como objetivo principal analisar as representações sociais mútuas de estudantes brasileiros e portugueses das Universidades de Aveiro, Coimbra e Minho. Para além de fundamentos teóricos com base em uma revisão sistemática da literatura, o estudo empírico, de natureza predominantemente qualitativa, desenvolveu-se a partir da aplicação do grupo focal, submetido à Análise de Conteúdo. Esta metodologia possibilitou uma reflexão crítica e discussão sobre a questão das identidades, diversidades e inter-relações culturais na era da globalização, ao mesmo tempo que também foram analisadas as potencialidades e dificuldades de natureza sociocultural que permeiam essas inter-relações no contexto lusófono.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Bazzarella Merçon, Universidade de Aveiro - Portugal

Doutora em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho – Portugal. Membro do grupo de pesquisa GECE (Grupo Gênero e Performance) da Universidade de Aveiro. Mestre em Ciências da Educação especialização em Formação Pessoal e Social pela Universidade de Aveiro. 

Maria Manuel Baptista, Universidade de Aveiro

Professora Catedrática da Universidade de Aveiro. Doutora em Cultura pela Universidade de Aveiro. Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra.

Kleber José dos Santos , Universidade de Aveiro

Doutor em Estudos Culturais com especialização em Hermenêuticas Culturais, Universidade de Aveiro (UA) e Minho (UMINHO). Mestre em Teatro/Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC).

Downloads

Publicado

2021-05-16

Como Citar

Merçon, A. B., Baptista, M. M., & Santos , K. J. dos. (2021). Representações sociais entre estudantes brasileiros e portugueses em Universidades portuguesas. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1915

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo