Representações sociais entre estudantes brasileiros e portugueses em Universidades portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1915Palabras clave:
Identidades, Interculturalidade, Representações Sociais, Universitários brasileiros e portugueses em Portugal.Resumen
Tendo em conta que a diversidade trazida pelos imigrantes é um fator de desenvolvimento cultural, econômico e social e que reforça a importância da harmonia e do entendimento entre os povos, é pertinente perceber como se desenvolve a relação dos universitários brasileiros e portugueses em Portugal. O interesse deste estudo surgiu a partir da observação de práticas discursivas e obstáculos aparentemente trazidos por memórias coletivas do colonialismo identificadas na experiência desses imigrantes no país. Este artigo, de caráter interdisciplinar e ancorado na área dos Estudos Culturais, teve como objetivo principal analisar as representações sociais mútuas de estudantes brasileiros e portugueses das Universidades de Aveiro, Coimbra e Minho. Para além de fundamentos teóricos com base em uma revisão sistemática da literatura, o estudo empírico, de natureza predominantemente qualitativa, desenvolveu-se a partir da aplicação do grupo focal, submetido à Análise de Conteúdo. Esta metodologia possibilitou uma reflexão crítica e discussão sobre a questão das identidades, diversidades e inter-relações culturais na era da globalização, ao mesmo tempo que também foram analisadas as potencialidades e dificuldades de natureza sociocultural que permeiam essas inter-relações no contexto lusófono.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Aline Bazzarella Merçon

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.