Livro Didático e Educação Ambiental em atenção à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1683Palabras clave:
Livro Didático de Química, Educação Ambiental, Qualidade de Vida.Resumen
O Livro Didático (LD) é hoje um dos recursos mais utilizados pelos sujeitos escolares em sala de aula. O que nos levou ao objetivo de analisar um LD do 1°, 2° e 3° ano de Química do Ensino Médio destacando excertos relacionados à Educação Ambiental (EA) com atenção para a saúde a alimentação. Para tanto, organizamos os excertos e as sessões em um quadro para compreender a questão da EA, saúde e alimentação, dentre outras implicações ao ensino de Química. Portanto, em observação aos LD destacamos nas sessões, as temáticas: ar, água, energia, petróleo, consumismo (reciclagem), dentre outros, pois em nosso entendimento é preciso elencar a questão da EA, intrínseco à saúde, no LD. Enfim, urge dizer que a EA é um tema fundamental para a preservação do ambiente, o que acarreta estar cuidando da saúde junto aos estudos escolares.Métricas
Citas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p. Parâmetros curriculares nacionais. Volume: 2. Meio Ambiente. Volume: 3. Saúde : Ensino de primeira à quarta série, Brasília, 1997.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6. ed. São Paulo: Gaia, 2000.
DAMO, Andreisa. Educação Ambiental, Qualidade Alimentar e Saúde: Estudo de Caso das Representações Sociais dos Consumidores da Feira Ecológica da FURG. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, 2012.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química. São Paulo: Ática, 2016.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano na escola básica. Pro-Posições. v.5, n.3. UNICAMP, 1994. Disponível em:
<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644307/11731>. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; KIEREPKA, J. S. N.; HERMEL, E. E. S. Problematizando categorias de enredo do livro didático de ciências. IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1767/292> . Acesso em: 10 de setembro de 2018.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005.
NEVES, Samara Grativol. Educação Ambiental nos Livros Didáticos: região da Grande Dourados-MS (1979-2002). Horizontes - Revista de Educação, 2014.
SANTOS, Maria Glória de Faria Nunes dos. Educação Ambiental no Livro Didático Brasileiro. Inter-ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG. v.33, n. 1, p.49-70, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/4242/4172>. Acesso em: 10 de agosto de 2018.
SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (org). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 23-67.
TRISTÃO, Martha. A Educação Ambiental na Formação de Professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.
UHMANN, Rosangela Inês Matos. Interações e Estratégias de Ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental. Curitiba: Appris, 2013.
UHMANN, Rosangela Inês Matos; ZANON, Lenir Basso. Ações Pedagógicas no Ensino de Física com Foco na Educação Ambiental. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental - REMEA do Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande-RS, 2012. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2944>. Acesso em: 01 de setembro de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.