Muito Além De Wakanda: um estudo acerca dos aspectos cultural e identitário no filme Pantera Negra
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1608Palabras clave:
Antropologia, Cinematografia, Cultura, Identidade, Pantera Negra,Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar o filme Pantera Negra, do diretor norte-americano Ryan Coogler, que foi lançado no mês de fevereiro ano de 2018 no Brasil pela Marvel Studios e Walt Disney Pictures. Tal produto audiovisual será examinado no tocante aos aspectos cultural e identitário, sobre a ótica antropológica e cinematográfica. O trabalho, a partir de uma metodologia de cunho bibliográfico, juntamente com a análise do conteúdo da obra, buscará observar relações entre a construção dos personagens e do mundo fictício de Wakanda tendo com os temas citados acima, bem como suas implicações dentro do mundo ficcional e fora dele a metodologia de análise fílmica é baseada nos estudos da professora Manuela Penafria. Serão abordados conceitos e autores tais como Durval Muniz, Peter Burke e Michel Serres, para que através de seus estudos sobre identidade e cultura este artigo consiga elucidar seus leitores acerca do objeto de estudo selecionado. Além destes temas, o trabalho analisará as relações existentes entre antropologia, cinema e cultura, abordando autores como Walter Benjamin, Roque Laraia e Andréa Barbosa, visando assim uma melhor construção de sua análise bem como um aprofundamento necessário para o melhor entendimento do seu objeto de estudo.Métricas
Citas
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas. In: Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Zahar. Rio de Janeiro, 1987.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.. Fragmentos do discurso Cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007.
__________. Fragmentos do discurso Cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. P. 17. Salvador: EDUFBA, 2007.
BARBOSA, A.; CUNHA, E. T.. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 8. Rio de Janeiro. 2006.
__________. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 13. Rio de Janeiro. 2006.
__________. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 30. Rio de Janeiro. 2006.
BARBOSA, A. C. M. M. O Filme Dentro do Filme. Revista de Antropologia, USP. São Paulo, v. 43, n.1. p. 275-281, 2000.
BENJAMIN, W.. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. p. 187. Brasiliense. São Paulo, 1994.
BETTON, G.. Estética do Cinema. Martins Fontes. São Paulo, 1987.
__________. Estética do Cinema. Martins Fontes. p. 1. São Paulo, 1987.
BOAS, F. apud HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Social. Cultrix. p. 22. São Paulo. 2006.
BURKE, P. Hibridismo Cultural. São Lelpoldo. Editora Unisinos, 2003.
CAMPOS, G. Os 10 Mais Bilionários dos Quadrinhos. Portal ei Nerd! 2018 Disponível em <https://www.einerd.com.br/quadrinhos/os-10-mais-bilionarios-dos-quadrinhos/> Acesso em 26 de junho de 2018.
FARIAS, T. Pantera Negra e Antropologia Cultural. Portal Mente Insana Mente, 2018. Disponível em <http://menteinsanamente.16mb.com/pantera-negra-e-antropologia-cultural/> Acesso em 26 de junho de 2018.
FIDALGO, A.; GRANDIM, A. Manual de Semiótica. p. 57. Universidade da Beira Interior, Portugal, 2005.
HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Social. Cultrix. p. 8-9. São Paulo. 2006.
HERÓDOTO apud LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. p. 10-11. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.
__________. Cultura: um conceito antropológico. p. 11. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.
MALINOVSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Abril Cultural. São Paulo, 1978.
PANTERA Negra. Direção: Ryan Coogler, Produção: Kevin Feige e David J. Grant. EUA. Marvel Studios, 2018, 1 DVD.
PENAFRIA, M. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Universidade da Beira Interior, Portugal, 2009. Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>
SERRES, M. O que é identidade? Nota de Aula. S/d
SEVERINO, A.J. . Metodologia do Trabalho Científico. - 121. ed. rev. e atual. - São Paulo: Cortez, 2007.
__________. Metodologia do Trabalho Científico. p. 122- 23. ed. rev. e atual. - São Paulo: Cortez, 2007.
TYLER apud LARAIA, R. B.. Cultura: um conceito antropológico. Jorge Zahar. p.27. Rio de Janeiro, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.