Muito Além De Wakanda: um estudo acerca dos aspectos cultural e identitário no filme Pantera Negra

Autores/as

  • Wesley Guilherme Idelfoncio Vasconcelos Universidade Federal do Cariri
  • Adler Freires Sousa Universidade Federal do Cariri
  • Ricardo Rigaud Salmito Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1608

Palabras clave:

Antropologia, Cinematografia, Cultura, Identidade, Pantera Negra,

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar o filme Pantera Negra, do diretor norte-americano Ryan Coogler, que foi lançado no mês de fevereiro ano de 2018 no Brasil pela Marvel Studios e Walt Disney Pictures. Tal produto audiovisual será examinado no tocante aos aspectos cultural e identitário, sobre a ótica antropológica e cinematográfica. O trabalho, a partir de uma metodologia de cunho bibliográfico, juntamente com a análise do conteúdo da obra, buscará observar relações entre a construção dos personagens e do mundo fictício de Wakanda tendo com os temas citados acima, bem como suas implicações dentro do mundo ficcional e fora dele a metodologia de análise fílmica é baseada nos estudos da professora Manuela Penafria. Serão abordados conceitos e autores tais como Durval Muniz, Peter Burke e Michel Serres, para que através de seus estudos sobre identidade e cultura este artigo consiga elucidar seus leitores acerca do objeto de estudo selecionado. Além destes temas, o trabalho analisará as relações existentes entre antropologia, cinema e cultura, abordando autores como Walter Benjamin, Roque Laraia e Andréa Barbosa, visando assim uma melhor construção de sua análise bem como um aprofundamento necessário para o melhor entendimento do seu objeto de estudo. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Wesley Guilherme Idelfoncio Vasconcelos, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de iniciação científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP; Membro do Centro de Estudos e PEsquisa em Jornalismo (CEPEJor/CNPq) da UFCA

Adler Freires Sousa, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Jornalismo pelaa Universidade Federal do Cariri (UFCA), bolsista no projeto Memórias Kariri (PROEX/UFCA)

Ricardo Rigaud Salmito, Universidade Federal do Cariri

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC (1998) e mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Professor Adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Citas

ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: O Esclarecimento Como Mistificação das Massas. In: Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Zahar. Rio de Janeiro, 1987.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.. Fragmentos do discurso Cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007.

__________. Fragmentos do discurso Cultural: por uma análise crítica do discurso sobre a cultura no Brasil. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (Org.). Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares. P. 17. Salvador: EDUFBA, 2007.

BARBOSA, A.; CUNHA, E. T.. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 8. Rio de Janeiro. 2006.

__________. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 13. Rio de Janeiro. 2006.

__________. Antropologia e Imagem. Jorge Zahar Editor. p. 30. Rio de Janeiro. 2006.

BARBOSA, A. C. M. M. O Filme Dentro do Filme. Revista de Antropologia, USP. São Paulo, v. 43, n.1. p. 275-281, 2000.

BENJAMIN, W.. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. p. 187. Brasiliense. São Paulo, 1994.

BETTON, G.. Estética do Cinema. Martins Fontes. São Paulo, 1987.

__________. Estética do Cinema. Martins Fontes. p. 1. São Paulo, 1987.

BOAS, F. apud HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Social. Cultrix. p. 22. São Paulo. 2006.

BURKE, P. Hibridismo Cultural. São Lelpoldo. Editora Unisinos, 2003.

CAMPOS, G. Os 10 Mais Bilionários dos Quadrinhos. Portal ei Nerd! 2018 Disponível em <https://www.einerd.com.br/quadrinhos/os-10-mais-bilionarios-dos-quadrinhos/> Acesso em 26 de junho de 2018.

FARIAS, T. Pantera Negra e Antropologia Cultural. Portal Mente Insana Mente, 2018. Disponível em <http://menteinsanamente.16mb.com/pantera-negra-e-antropologia-cultural/> Acesso em 26 de junho de 2018.

FIDALGO, A.; GRANDIM, A. Manual de Semiótica. p. 57. Universidade da Beira Interior, Portugal, 2005.

HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia Cultural e Social. Cultrix. p. 8-9. São Paulo. 2006.

HERÓDOTO apud LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. p. 10-11. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.

__________. Cultura: um conceito antropológico. p. 11. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 2009.

MALINOVSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. Abril Cultural. São Paulo, 1978.

PANTERA Negra. Direção: Ryan Coogler, Produção: Kevin Feige e David J. Grant. EUA. Marvel Studios, 2018, 1 DVD.

PENAFRIA, M. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Universidade da Beira Interior, Portugal, 2009. Acesso em 21 de junho de 2018. Disponível em <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>

SERRES, M. O que é identidade? Nota de Aula. S/d

SEVERINO, A.J. . Metodologia do Trabalho Científico. - 121. ed. rev. e atual. - São Paulo: Cortez, 2007.

__________. Metodologia do Trabalho Científico. p. 122- 23. ed. rev. e atual. - São Paulo: Cortez, 2007.

TYLER apud LARAIA, R. B.. Cultura: um conceito antropológico. Jorge Zahar. p.27. Rio de Janeiro, 2009.

Publicado

2019-05-31

Cómo citar

Vasconcelos, W. G. I., Sousa, A. F., & Salmito, R. R. (2019). Muito Além De Wakanda: um estudo acerca dos aspectos cultural e identitário no filme Pantera Negra. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1608

Número

Sección

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura