Deslocamentos de fronteiras: percurso e produção musical de Gonzagão e Gonzaguinha

Autores/as

  • CLAUDIA PEREIRA VASCONCELOS Universidade de Lisboa / Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1525

Palabras clave:

Fronteiras Culturais, Gonzagão e Gonzaguinha, Música e Identidades, Percursos Decoloniais

Resumen

 

O presente trabalho pretende discutir de que forma os percursos, permeados por diversas fronteiras que hierarquizam saberes, poderes e enunciados, interferiram na produção artística de dois músicos brasileiros, oriundos de lugares historicamente marginalizados no Brasil, a saber: Luiz Gonzaga do Nascimento (conhecido como Gonzagão), vindo do sertão de Pernambuco para ganhar as paradas de sucesso no Rio de Janeiro nos anos 1940/50 e Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (o Gonzaguinha), nascido no Morro de São Carlos/Rio de Janeiro, que alcançou grande sucesso entre as décadas de 1970/80. Interessa investigar quais estratégias e táticas cada um desses artistas utilizou para driblar as fronteiras que separam o "centro" e a "periferia" e alcançar o cobiçado panteão da Música Popular Brasileira. Tal discussão é parte da pesquisa de doutorado em Estudos de Cultura (em curso) intitulada: Deslocamentos de fronteiras: percurso e produção musical de Gonzagão e Gonzaguinha na construção das brasilidades, realizada na Universidade de Lisboa. Para compreender a relação entre música, percurso e identidade, assim como para pensar a fronteira como construção simbólica serão tomados como aportes teóricos conceitos e reflexões oriundos do pensamento pós-colonial e decolonial.

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Biografía del autor/a

CLAUDIA PEREIRA VASCONCELOS, Universidade de Lisboa / Universidade Estadual da Bahia

Doutoranda em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa (início 2017) com pesquisa no campo da música e identidade brasileira, mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2007), especialista em Arte e Educação na PUC de Minas Gerais (2006), licenciada em História na Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1997). Autora do livro SER-TÃO Baiano: o lugar da sertanidade na configuração da identidade baiana, EDUFBA, 2011. Coordenou projetos de Arte-Educação e Educomunicação em ONGs de Salvador como o CRIA, o Liceu de Artes e Ofícios e a CIPÓ. Atualmente é Professora Auxiliar da UNEB - Campus IV (Colegiado de História). De 2012 a 2014 assumiu a Diretoria de Cidadania Cultural na Secretaria e Cultura do Estado da Bahia - SECULT. Seus interesses de pesquisa remetem às discussões sobre Cultura, Música e Identidades, bem como suas relações com os recortes regionais correspondentes a Sertão, Bahia, Nordeste e Brasil com diversos artigos publicados. Atua como atriz e cantora.

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Publicado

2019-05-31

Cómo citar

VASCONCELOS, C. P. (2019). Deslocamentos de fronteiras: percurso e produção musical de Gonzagão e Gonzaguinha. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1525

Número

Sección

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura