Uma análise sobre o público frequentador de museus e centros culturais: estudo de caso a partir do Centro Cultural Justiça Federal
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1521Palabras clave:
Cultura, Democratização, Espaço Público, MuseuResumen
O presente artigo busca averiguar o quantitativo de público de museus e centros culturais, a fim de realizar uma análise de seus consumidores. Pretende-se expor os motivos pelos quais essas instituições atingem apenas a um determinado grupo social, não sendo distribuída espacialmente de forma equânime, sendo visível a maneira desigual da distribuição de equipamentos culturais pela cidade do Rio de Janeiro. O meu interesse por esse tema de pesquisa é demonstrar, através do entrecruzamento entre a fundamentação teórica e dos dados obtidos na pesquisa de campo, a necessidade da democratização do acesso a bens culturais, principalmente públicos. Para tanto, tomarei como objeto de estudo o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), instalado em um edifício histórico, de arquitetura imponente, na região central do Rio de Janeiro, atraindo olhares e o turismo para a instituição.
Métricas
Citas
COELHO, João. O Centro Cultural Justiça Federal: Estudo sobre sua implantação. 2002. 63 f. Monografia (Bacharelado em Produção Cultural)- Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2002.
FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. 2. ed. [S.l.]: Traço Fino, 2013. 250 p.
GUIMARAENS, Cêça; IWATA, Nara. A importância dos museus e centros culturais na recuperação de centros urbanos. 2001. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/881>. Acesso em: 12 jun. 2018.
KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda; CAZELLI, Sibele; DE LIMA, José Matias. Museus e Seus Visitantes: Relatório de Pesquisa Perfil-Opinião 2005. 2005. ed. Brasília - Rio de Janeiro: [s.n.], 2008. 67 p.
PEREIRA, Ana Carolina Araújo; LIMA, Erlon de Paula. Acessibilidade em Imóveis Tombados. Publicação da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Ano 1 - nº 3 – Análise Crítica de Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos. Dezembro de 2005 /Janeiro de 2006.
WILDER, Gabriela Suzana. Inclusão Social e Cultural: Arte Contemporânea e Educação em Museus. São Paulo: UNESP, 2009. 165 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.