TOPÔNIMOS DIAMANTINOS: MOTIVAÇÃO, ESTRUTURA MORFOLÓGICA E ETIMOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i1.1423Palabras clave:
Lexicologia. Topônimos. Taxionomia. Chapada Diamantina/BA.Resumen
Neste trabalho apresentamos um estudo toponímico, afim de verificar tendências no processo de nomeação das microrregiões que compõem o território de identidade denominado Chapada Diamantina/BA. Os topônimos foram inventariados a partir de mapas digitalizados, disponibilizados pelo IBGE (2010), e analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos propostos por DICK (1980, 1990, 1992) para organização das informações acerca desses topônimos, discussão dos aspectos motivacionais, estrutura morfológica e etimologia. Verificamos com a análise que os aspectos motivacionais que se apresentaram de maneira substancial foram os de natureza física, em especial, àqueles correspondentes à flora, fauna e hidrografia e, quanto à forma dos signos toponímicos, foram mais evidentes aqueles de categoria simples e, no que se refere a etimologia, destacaram-se os étimos correspondentes às línguas indígenas. Assim, constatamos que as informações acerca dos topos vão além do léxico e instituem um conjunto de saberes sócio-histórico-culturais sobre o lugar, no estudo em questão, as microrregiões que constituem o território foco desta investigação.
Métricas
Citas
BRASIL. Censo 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019.
BRASIL. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 20 mar. 2019.
BRASIL. Território de identidade. Disponível em: http://www.sei.ba.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2019.
CRUZ, Myrt Thânia de Souza. A Chapada Diamantina e a convivência com o Semi-Árido: Ameaça de desarticulação e dissolução de comunidades locais. 2006. Tese (Doutorado) 190f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, 2006.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi. São Paulo: Companhia Melhoramentos, Brasília: Universidade de Brasília, 1998.
______. Dicionário etimológico da língua portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira, 1986.
DICIONÁRIO ONLINE CALDAS AULETE. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Métodos e questões terminológicas na Onomástica. Estudo de caso: o Atlas Toponímico do Estado de São Paulo. Investigação Lingüística e Teoria Literária, v. 9. Recife: UFPE, 1999, p. 119-148.
______. Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1992.
______. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990.
MAEDA, Raimunda Madalena Araujo. A Toponímia Sul-Mato-Grossense: Um Estudo dos Nomes de Fazendas, Araraquara. 284f. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, 2006.
ROLO, Maria do Carmo Sá Teles de Araujo. Apócope das vogais átonas [i] e [u] em duas localidades do Centro Sul Baiano: Beco e Seabra. 2010. 250f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura(PPGLINC), Salvador, 2010.
SALAZAR-QUIJADA, A. La toponímia em Venezuela. Caracas, Publicaciones de la Faculdad de Ciências Econômicas y Sociales, 1985, 178p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.