Estudo da relação entre experiência e inovação na cultura contemporânea

Autores

  • Denise de Sena Pinho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS - doutoranda Universidade Federal do Rio Grande - Docente

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1367

Palavras-chave:

Ciberespaço, Cultura Contemporânea, Educação a Distância, Experiência, Inovação

Resumo

As relações interpessoais na Educação a Distância (EaD) configuram-se como um sistema complexo, o qual depende de uma dinâmica de funcionamento e manifestações comportamentais dos sujeitos envolvidos. Este trabalho aborda as possibilidades de compartilhamento de experiências no ciberespaço, em processos de constituição de práticas educativas online. Este estudo se insere em uma pesquisa, que culminará em uma tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Neste artigo apresenta-se a análise dos diálogos estabelecidos em fórum online. Como pressupostos, o artigo apresenta o entendimento sobre Educação Matemática com foco na formação continuada a distância de professores. Numa abordagem qualitativa de pesquisa e análise das informações pelo método Análise Textual Discursiva (ATD). O Objetivo identificar e analisar as principais experiências docentes relatadas pelos participantes dos fóruns online em um curso a distância de especialização para professores de Matemática Nesse sentido, destaca-se a constituição do ambiente em EaD com elementos técnicos e principalmente humanos e o conjunto de relações que se estabelecem no ciberespaço com a identidade e um contexto específico disponibilizado com a intenção clara de aprendizagem. Entre as categorias que emergiram da questão, tem-se à inovação como princípio cultural na contemporaneidade para uma Educação Matemática de qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise de Sena Pinho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS - doutoranda Universidade Federal do Rio Grande - Docente

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

FURG - Instituto de Matemática, Estatística e Física/docente

Referências

CUNHA, Antônio Eugenio. Afeto e Aprendizagem, relação de amorosidade e saber na prática pedagógica. Rio de Janeiro. Wak. 2008.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica; Tradução Flávio Paulo Meurer. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

_______. O que é virtual? São Paulo: Ed.34, 2005

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record. 19. ed., 2010.

SILVA, Marco (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

SILVA, Marco (Org.). Educação on-line :teorias, práticas, legislação e formação corporativa Edição Loyola. 2. Ed. São Paulo. 2006.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. (Karla Reis Trad.). Porto Alegre: Penso, 2011.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. v.9, n.2, Granada, España, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. 13ª edição. Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Pinho, D. de S. (2019). Estudo da relação entre experiência e inovação na cultura contemporânea. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1367

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar