A abordagem da temática Energia no Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura por meio da experimentação por investigação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1351Palabras clave:
Formação inicial, Experimentação, Investigação, Oficina, EnergiaResumen
Nas últimas décadas o ensino de Ciências passou por diversas reformulações que visavam favorecer a aprendizagem e fomentar a educação científica. Emergiram também inúmeros recursos, como a Experimentação, que ganhou destaque a partir dos anos 70 nas aulas. Diante disso, este trabalho apresenta um recorte da pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Bagé, na qual desenvolveu-se a Oficina intitulada “TIC e o ensino de Ciências da Natureza: Experimentação para a abordagem do tema Energia”. Participaram 20 acadêmicos do segundo semestre do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito. Objetivou-se desenvolver o conceito de Energia e suas transformações por meio da Experimentação por investigação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados através de um questionário semiestruturado. Resultados revelam que 14 (70%) dos acadêmicos entenderam os objetivos das Experimentações. Reconheceram o caráter interdisciplinar nas abordagens ao destacarem mais de um componente curricular concomitantemente, ressaltando também as relações de Energia e suas transformações, como a Energia em forma de Calor. Por fim, considera-se relevante intervenções pedagógicas no contexto da formação inicial de professores, pois assim é possível explorar temas complexos como a Energia, potencializando a investigação, criticidade e reflexão.
Métricas
Citas
BARBOSA, J. P. V; BORGES, A. T. O entendimento dos estudantes sobre energia no início do ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v. 23, n. 2: p. 182-217, 2006. ISSN: 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6275. Acesso em: 14 jan. 2019.
BRASIL. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis- RJ: Vozes, 2008.
GASPAR, A. Experiências de Ciências. São Paulo: Ed. Ática, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GUIMARÃES, C. G. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. ISSN: 2175-2599. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
NARDI, R. A área de Ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. 166 f. Tese (Doutorado em Ensino) - Faculdade de Ciências, Bauru, 2005.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: Reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 1, p. 139-153, jan./jun., 2010. ISSN: 2317-8957. Disponível em: http://w3.ufsm.br/laequi/wp-content/uploads/2015/03/contribui%C3%A7%C3%B5es-e-abordagens-de-atividades-experimentais.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa - Projeto pedagógico de curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, 2015. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/110/1/PPC_Ci%C3%AAncias%20da%20Natureza_Dom%20Pedrito.pdf> Acesso em 03 de nov. de 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.