Programa de Iniciação à Docência: Atenção ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade com alunos do segundo ano da Escola EMEF General Antônio de Sampaio no município de Jaguarão/RS

Autores

  • Yuri Andrews Feitoza da Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Jaguarão/RS
  • Cínthia Pacífico Universidade Federal do Pampa
  • Marcia Motta
  • Everton Fêrrêr de Oliveira
  • Eliani Rosemeri Ferreira Soares

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.135

Palavras-chave:

desenvolvimento, aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, Educação Especial e EJA (Educação de jovens e adultos).

Resumo

 

Este trabalho situa-se no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela CAPES. Pertence ao Subprojeto Pedagogia e é definido como área temática, Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Nossa equipe atua com uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola EMEF General Antônio de Sampaio e nosso recorte está delimitado na atenção ao desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, através de observações identificamos alguns alunos com traços de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, passamos então ao planejamento e desenvolvimento de ações em caráter preventivo a consequências deste transtorno. Podemos indicar que o movimento de planejamento e busca de formação sobre o tema tem revelado mudanças tanto da maneira como o ensino era ministrado, quanto da compreensão dos envolvidos sobre a necessidade da investigação da prática.   

Palavras-chave: desenvolvimento, aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, Educação Especial e EJA (Educação de jovens e adultos).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yuri Andrews Feitoza da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Jaguarão/RS

Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - área da educação.

Cínthia Pacífico, Universidade Federal do Pampa

Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - estuda na área de educação.

Referências

CARR, Wilfred.; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza: La investigación-acción en la formación del professorado. Barcelona: Ediciones Martínez Roca S.A, 1988.

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013 – Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em abril de 2013.

PEREIRA, Júlio. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, Dec. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Feitoza da Silva, Y. A., Pacífico, C., Motta, M., de Oliveira, E. F., & Soares, E. R. F. (2016). Programa de Iniciação à Docência: Atenção ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade com alunos do segundo ano da Escola EMEF General Antônio de Sampaio no município de Jaguarão/RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 380–388. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.135

Edição

Seção

Dossiê - Formação Acadêmica, Educação e Sociedade