Três Mulheres Artistas: trajetórias em arte e educação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1281Palabras clave:
arte-educação, livros paradidáticos, mulheres artistasResumen
O trabalho apresenta a pesquisa sobre três artistas plásticas de Pelotas que integram o projeto “As artistas do Sul: experiências lúdicas e educativas”, junto ao grupo de pesquisa “Caixa de Pandora: Estudos em Arte, Gênero e Memória” (CNPq/UFPel). A investigação teórico/prática concentra o foco sobre as trajetórias e processos criativos, com intenção de produzir livros ilustrados e demais materiais paradidáticos voltados ao público infanto-juvenil. Maria Lídia Magliani, Seli Maurício e Arlinda Nunes foram selecionadas devido ao protagonismo inovador e engajado na cena artística e educativa em âmbito nacional e internacional. As três artistas, educadoras e empreendedoras deram origem aos primeiros protótipos confeccionados pelo grupo. A linha metodológica segue perspectivas abertas e plurais, próprias das pesquisas baseadas em arte. Concorrem neste fazer o levantamento das biografias, do acervo imagético, os encontros com as artistas, curadores, colecionadores e outros pesquisadores interessados; bem como a experimentação com materiais e técnicas, elaboração de projeto de design, realização de oficinas e mediações, avaliações dos resultados e testes de impressão. Temos optado por materiais propositivos que convocam a ação de professores e alunos em prol de uma educação transformadora e inclusiva, que busca dar visibilidade às mulheres artistas, comumente, “silenciadas” ou “esquecidas” pela história (PERROT, 2005).Métricas
Citas
ARRUDA, Lina Alves. Revisões feministas das histórias da arte: contribuições de Linda Nochlin e Griselda Pollock. In: LODO, Gabriela. VII Encontro de História da Arte: os caminhos da história da arte desde Giorgio Vasari. Campinas, SP : UNICAMP/BC/IA, 2012, p. 250 – 255.
DINIZ, Carmen Regina Bauer. Nos descaminhos do imaginário: a tradição acadêmica nas artes pláticas de Pelotas. 1996. Dissertação – Curso de Pós Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
DINIZ, Carmen Regina Bauer. (Coord.). Arlinda Nunes: a trajetória de uma artista e sua atuação nas artes plásticas de Pelotas. Pelotas: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, 2017.
IRWIN, Rita L., & de COSSON, Alex. (Eds.). A/r/tography: Rendering self through arts-based living inquiry. Vancouver: Pacific Educational Press. 2004.
PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história. Tradução: Viviane Ribeiro. Bauru, SP: editora EDUSC, 2005.
POLLOCK, Griselda. Encuentros en el museo feminista virtual. Madrid, Ediciones Cátedra, 2010.
ROSA, Renato; PRESSER, Décio. Dicionário Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. 2 ed. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, 2000.
ROSA, Renato (org.). Magliani a solidão do corpo. Porto Alegre: Pinacoteca Aldo Locatelli, 2013. Catálogo da exposição de Maria Lídia Magliani.
SANTO, Anaizi Cruz Espírito; DINIZ, Carmem Regina Bauer; MAGALHÃES, Clarice Rego (org.). A Escola de Belas Artes de Pelotas ‒ Memória e História. Pelotas: Ed. UFPel, 2014.
SILVA, Ursula Rosa; LORETO, Mari Lúcie. História da arte em Pelotas: a pintura de 1870 a 1080. Pelotas: EDUCAT, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.