Uso de tecnologias no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um Estado da Arte
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1254Palabras clave:
Tecnologias, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, MatemáticaResumen
A fim de investigar como ocorre o uso de tecnologias nas escolas, iniciou-se o presente Estado da Arte que se constitui como um levantamento bibliográfico das produções científicas envolvendo o uso de tecnologias no Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo portanto 1º ao 5º ano. O Estado da Arte compõe uma análise dos artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, constando de 2013-2017, em quatro bases de dados: Boletim de Educação Matemática (Bolema), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). O corpus inicial da pesquisa é constituído por 2155 artigos. Após a primeira triagem pelo título e palavras chaves dos artigos foi possível selecionar 68 artigos. Na segunda triagem a partir da leitura dos resumos, foi possível destacar 6 deles. A terceira triagem, com a leitura completa dos artigos, constatou-se que somente 4 artigos que eram pertinentes a pesquisa, pois abordavam a utilização de tecnologias digitais como meio pedagógico de ensinar a matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dentre os 4 podemos definir temas centrais das pesquisa: 1) cinema e videoclipe, numa perspectiva de performance matemática digital (PMD); 2) calculadora e 3) software educativo.Métricas
Citas
BANDEIRA, Salete Maria Chalub. BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira. BARROS, Vilma Luisa Siegloch Barros. Práticas Interdisciplinares com o Laptop UCA: partindo da alfabetização digital. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1681_1936_ID.pdf> Acesso em Jan de 2019.
BORBA, Marcelo de Carvalho. PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE, 2017.
CAMPÊLO, Siquele Roseane de Carvalho. CARVALHO, Liliane Maria T. Lima de. Software educativo para o ensino de estatística: analisando possibilidades a partir da interpretação de gráficos. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/612_614_ID.pdf > Acesso em Jan de 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257-272, Ago/2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857>. Acesso em out. 2018.
LOPES, Adrielle Cristine Mendello. SÁ, Pedro Franco de. ALVES, Fábio José da Costa. A calculadora no ensino da potenciação: uma experiência no 4º do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1540_840_ID.pdf> Acesso em Jan de 2019.
SELVA, Ana Coelho Vieira. BORBA, Rute Elizabete S. Rosa Borba. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. RODRIGUES, Alana Fuzaro de Barros. A Produção de Performances Matemáticas Digitais nos Anos Iniciais do Ensino. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_content/external_files/A%20PRODUÇÃO%20DE%20PERFORMANCES%20MATEMÁTICAS%20DIGITAIS%20NOS%20ANOS%20INICIAIS%20DO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL.pdf> Acesso em Jan de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.