Revista RELACult é Qualis B2
A RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade principal meio de divulgação científica do CLAEC, tendo caráter multidisciplinar, alcançou na avaliação quadrienal (2013-2016) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Qualis B2 na área de ensino. A partir desta estratificação, a RELACult está reafirmando a sua qualidade científica e acadêmica, consolidando-se como um dos principais periódicos científicos do Brasil.
Para Bruno Marcelino, editor-chefe da RELACult e também da Editora CLAEC, "a evolução da estratificação de B4 para B2 na área de Ensino demonstra o empenho da equipe editorial, por meio da coordenação técnica, conselho editorial e pareceristas ad hoc, em transformar o periódico referência na América Latina", explicou.
A avaliação do Qualis CAPES tem como principal objetivo verificar a qualidade das produções intelectuais dos programas de pós-graduação stricto senso, por meio da avaliação dos periódicos em que essas produções são publicadas. O sistema de avaliação é subdividido em oito estratos que refletem os níveis de qualidade:
- A1 e A2 – Excelência internacional
- B1 e B2 – Excelência nacional
- B3,B4 e B5 - Relevância média
C – Baixa relevância
Além da área de Ensino (B2), a RELACult obteve estratificação nas seguintes áreas: Ciência Política e Relações Internacionais (B5), Ciências Agrárias I (B5), Ciências Biológicas II (C), Comunicação e Informação (B5), Direito (C), História (C), Interdisciplinar (B4), Letras/Linguística (B5) e Sociologia (C).