Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral

Autores/as

  • Pauline Apolinário Czarneski Rezende Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Juliana Duarte Simões Universidade Federal do Rip Grande - FURG
  • Josineide Ribeiro da Silva Universidade Federal do Rio GRande - FURG
  • Luciana Netto Dolci Universidade Federal do Rio Grande - FuRG

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.969

Palabras clave:

Educação Estético-Ambiental, Linguagem Teatral, Formação de professores.

Resumen

Neste artigo estaremos apresentando os resultados emergidos a partir de uma palestra seguida de uma oficina Estético-Ambiental que aconteceu na cidade de São José do Norte com professores da rede pública de educação básica. Neste dia foram realizadas falas sobre a conceituação de Educação Ambiental, Educação Estética e Educação Estético-Ambiental. Uma vez que o evento era sobre Educação Ambiental, recebemos o convite para, além de fazer a fala sobre esses conceitos que são por nós estudados, realizar também uma oficina com os professores para que estes pudessem viver a Educação Estético-Ambiental na prática. Para realizar esse artigo convidamos os e as participantes para responderem a um questionário, a fim de poder compreender de que maneira a teoria e prática vivenciadas naquela tarde foram observadas pelos(as) envolvidos(as).

Biografía del autor/a

  • Pauline Apolinário Czarneski Rezende, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Cursou nos anos de 2015, 2016 e 2017 o Curso de Letras Português/Espanhol, do Instituto de Letras e Artes - ILA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante e Fundadora do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas e Saberes Ambientais de Educadores da Infância em Contextos Educativos Formais e Não-formais - ECOINFÂNCIAS. Aborda os seguintes temas: Teatro na Educação, Educação Estética, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Desenvolvimento das Linguagens nos Anos Iniciais, Estudo da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano.
  • Juliana Duarte Simões, Universidade Federal do Rip Grande - FURG
    Mestranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO. Aborda os seguintes temas: Histórias Dramatizadas, Teatro na Educação, Educação Estética, Educação Ambiental, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Desenvolvimento das Linguagens nos Anos Iniciais.
  • Josineide Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio GRande - FURG
    Pedagoga Licenciatura Plena, do Instituto de Educação - IE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Literatura de Cordel como forma de Ensino e aprendizagem.
  • Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FuRG
    Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), Especialização em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas (2001) e Graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (1993) Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010), ministrando as disciplinas de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa para crianças, jovens e adultos I e II no curso de Pedagogia e as disciplinas de Estágio I e II no curso de Letras Português-Espanhol. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) (EAEFE). É líder do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO/FURG. Atuou como professora orientadora do Pós-Graduação Mídias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Na Educação Básica, foi professora de Língua Portuguesa e Inglesa das Escolas Municipais Clemente Pinto e Helena Small e Assessora Pedagógica em Língua Portuguesa das Séries Iniciais e Finais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Cidade do Rio Grande. No Ensino Superior atuou na Universidade Federal do Rio Grande como professora substituta lecionando as disciplinas Didática, Atividades Integradoras, Práticas de Ensino e Supervisão de Estágios. Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Educação Estética: os sentidos e os significados do Teatro na formação docente e o Projeto de Ensino - Educação Estética: a influência da experiência com o teatro na formação de educadores. Aborda os seguintes temas: teatro na educação, educação estética, educação ambiental, práticas pedagógicas, formação docente e o ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais.

Referencias

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15ª ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

DOLCI, Luciana Netto. A influência do teatro no desenvolvimento do aluno. Porto Alegre: PUCRS, 2003. Orientador: Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, PUCRS, 2003, p. 135.

DOLCI, Luciana Netto. Educação Estético-Ambiental: Potencialidades do teatro na prática docente. Rio Grande: FURG, 2014. Orientadora Prof. Dr. Susana Inês Molon. Tese (Doutorado) Instituto de Educação, Programa de pós-graduação em Educação Ambiental, Furg, 2014, p.201.

DOLCI, Luciana Netto. MOLLON, Suzana Inês. Educação Estético-Ambiental na produção científica de dissertações e teses no Brasil. Ambiente & Educação , v. 20, p. 65-80, 2015.

ESTÉVEZ, Pablo René. A educação estética: experiências da escola cubana. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2003.

ESTÉVEZ, Pablo René. A alternativa estética na educação. Traduzido por João Reguffe. - Rio Grande: Ed. da FURG, 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2012

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. 4ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. –(Coleção Promeiros Passos; 292)

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Publicado

2018-11-26

Número

Sección

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

Cómo citar

Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral. (2018). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.969