Educação Ambiental: Práticas Pedagógicas Aplicadas no Consumo Diário
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.706Palabras clave:
Cidadão, Conscientização, Ensino da Geografia, Sustentabilidade.Resumen
O consumo é um tema transversal relevante a todas as disciplinas escolares e deve ser desenvolvido no sentido de abranger toda a totalidade de vida no cotidiano dos educandos. A geografia aborda questões do consumo em diferentes aspectos do espaço Geográfico frente ao mundo globalizado. Assim no que tange a vida cotidiana do cidadão requerem-se programas, ações e formas de apropriação dos bens de consumo na vida dos cidadãos. A problemática que envolve o consumo da cidade faz parte de um tema transversal no ensino escolar. O objetivo do trabalho é a aplicação atividades pedagógicas que favoreçam a construção de educandos críticos e conscientes sobre as formas de consumo no cotidiano de nossa sociedade nesse sentido voltado a Educação Ambiental e Popular, serão utilizados recursos didático pedagógicos e práticas-educativas sobre o estudo do consumo. O público alvo da pesquisa são os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha situada no bairro Carolina, cidade de Santa Maria, RS. Portanto, o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e dos educadores no fazer pedagógico foi elaborado assiduamente permitindo a reflexão e a formação de cidadãos que vivem e constroem o cotidiano do seu lugar e de sua cidade. As temáticas propostas nesse projeto referentes à cidade, cidadania, consumo sustentável que estão sendo articuladas ao estudo do lugar/bairro e aos métodos que fundamentam as práticas adequadas à aprendizagens, atitudes e comportamentos educacionais em avaliação dos alunos, visto que os resultados das atividades foram satisfatórios, os objetivos do projeto foram alcançados com êxito.
Referencias
AKATU. Consumidor, o poder da consciência. São Paulo: Instituto Akatu, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais. Brasília : MEC/SEF, 1998a.
BRASIL, Secretaria de Educação e Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A questão política da Educação Popular. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. 200 p.
______. Educação Popular.3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. 88 p.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANI, A. C. (Org.) Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000.
CASTROGIOVANI, A. C.Ensino de Geografia:Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos Alberto. Poder e desejo: a educação popular como modelo teórico e como prática social. In: ______ (orgs.). Educação popular: utopia latinoamericana. São Paulo: Cortez, 1994. pp. 07-12.
LEITE, P. R. Logística reversa:meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
SANTOS. M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1987,
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982. p. 9.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2002
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.