Pressões e Protagonismos na Trajetória de Trabalhadores de Marechal Cândido Rondon – Paraná (2000-2016)
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.606Palabras clave:
Relações, Trabalho, TrabalhadoresResumen
Essa proposta trata da investigação e problematização sobre os possíveis sentidos expressos na disposição de trabalhadores ao se colocarem a procura de trabalho, propondo uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho na cidade de Marechal Cândido Rondon entre os anos de 2000-2016, e de que forma estas relações modificam os modos de viver e produzir a cidade. Para tal propósito, tratamos as fontes de modo a considerá-las construções pautadas em interesses, o que não minimiza sua riqueza, mas instiga a problematizar como em um mesmo momento histórico as preocupações expressas podem ser divergentes ou mesmo contraditórias. A investigação foi construída através da análise de fontes como entrevistas com trabalhadores, o jornal local “O Presente” no qual pesquisamos matérias que tratam da presença destes trabalhadores na cidade, neste mesmo jornal analiso os anúncios de procura por trabalho em uma tentativa de acessar o modo como estes sujeitos têm se colocado nestas relações e fichas de cadastro de trabalhadores no SINE (Sistema Nacional de Emprego), a partir delas é possível perceber os trabalhadores se articulando frente ao seu objetivo de conquistar uma vaga e aquilo que acreditam ser positivo frente aos contratantes, e também um pouco sobre suas relações de trabalho, mesmo que não em sua totalidade. Analisar a atuação de trabalhadores nos últimos anos nos permite perceber espaços de confrontação nos quais estes sujeitos decidem como e onde trabalhar a partir do modo como vivem ou almejam viver.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.