A influência do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) na organização agrícola do Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.487Palabras clave:
Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, Estrutura Agrária/Fundiária, História Regional, Revolta dos Colonos, Sudoeste do Paraná.Resumen
Esta pesquisa pretende refletir a atuação do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) na região Sudoeste do Paraná, mais especificamente no município de Verê. Neste munícipio se encontra um dos cinco núcleos que o CAPA possui nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A atenção dada a esta região e a este munícipio se deve por estar relacionada ao assunto abordado em meu projeto de Doutorado em História, o qual procura considerar a estrutura agrária e fundiária da região Sudoeste do Paraná com referência aos levantes sociais ocorridos em outubro de 1957. Neste sentido, a pesquisa questiona a caracterização de pequenas propriedades atribuída a esta região, a qual ganhou destaque na historiografia que pesquisa o tema como resultado da luta social conhecida como Revolta dos Colonos ou Posseiros. Assim, nos primeiros levantamentos constatou-se a significativa atuação, tanto, de cooperativas agrícolas e de crédito que incentivam a produção de monoculturas, quanto, de centros de apoio a produção agroecológica, como o CAPA. Deste modo, utilizando-se da metodologia oral, este trabalho expõe para debate as formas de atuação deste Centro de Apoio a Agroecologia no município de Verê, com atenção especial para seu trabalho junto aos agricultores da região. A partir deste contexto, se sobrepõe para discussão os conceitos de agricultura familiar e pequenas propriedades, enquanto reflexo das relações políticas e sociais verificadas neste espaço.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.