Estudos da paisagem e elaboração de roteiros turísticos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.430Palabras clave:
Turismo, paisagem, roteiros turísticosResumen
Esta comunicação tem como objetivo propor a leitura da paisagem, tomando-se por base seu caráter lingüístico, com vistas a uma possível versão metodológica de apoio à elaboração de roteiros turísticos. A paisagem representa uma categoria de análise da Geografia. Contudo, inexiste uma ciência que contemple, atualmente, o estudo da paisagem em sua totalidade devido à complexidade de suas abordagens. O artigo fundamenta-se, portanto, na interpretação da paisagem, possibilitando a elaboração de roteiros que envolvam não somente o olhar, mas os demais sentidos humanos, como uma forma de interação e adequação à política pública de turismo em âmbito nacional.
Referencias
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo 2003/2007: Diretrizes, Metas e Programas. Ministério do Turismo. Brasília, 2003.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional do Turismo 2007/2010: Uma viagem de Inclusão. Ministério do Turismo. Brasília, 2007.
CLAVAL, P. A revolução pós-funcionalista e as concepções atuais da Geografia. In:
MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Orgs.). Elementos de epistemologia da Geografia
Contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002.
CORRÊA, Roberto Lobato & ROSENDAHL, Zeny (org.) Paisagem, tempo e cultura. UERJ: Rio de Janeiro, 1998.
CRUZ, Rita de Cássia. Introdução a geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2000.
CRUZ, Rita de Cássia. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.
MURTA, S. M.; GOODEY, B. Interpretação do patrimônio para visitantes: um quadro conceitual. In: Interpretar o patrimônio - um exercício do olhar. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
PASSOS, M.M. dos. Biogeografia e Paisagem. Presidente Prudente: Edição do Autor, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA; ROZENDAHL (orgs). Paisagem tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.
YÁZIGI, Eduardo. Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 2002, 3ª ed. 241p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.