Uma história da exclusão: o Liame Operário e a segregação racial no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.303Palabras clave:
Poder, Clube Social, Segregação Racial, Liame OperárioResumen
O presente artigo procura realizar uma abordagem sobre a segregação racial no extremo sul do Rio Grande do Sul, no município de Santa Vitória do Palmar (SVP). Para isso, investiga-se tal problemática a partir do referencial teórico de Michel Foucault e suas investigações acerca do poder. Esse trabalho sugere realizar uma leitura do sujeito negro enquanto construção sociocultural, a partir do viés proposto por José d’Assunção Barros em sua obra: “A construção social da cor” (2009). A metodologia empregada foi de caráter exploratória com abordagem qualitativa. Para isso, tal metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica e como coleta de dados, utilizou-se de entrevistas com pessoas do Clube Liame Operário. As entrevistas, foram realizadas com base num questionário com questões semiestruturadas. Este trabalho estrutura-se da seguinte forma: Num primeiro momento, apresenta-se a perspectiva foucaultiana de poder onde o outro é percebido na modernidade a partir de práticas de exclusão. Num segundo momento, aborda-se a perspectiva da construção sociocultural do negro a partir do pensamento de José d’Assunção Barros. Por fim, utiliza-se das narrativas e das entrevistas para abordar a segregação racial no município de Santa Vitória do Palmar, fazendo uma ligação com a construção sociocultural do negro e a prática da exclusão.
Referencias
BARROS, José D’Assunção. A construção social da cor: diferença e desigualdade na formação da sociedade brasileira. Vozes: Rio de Janeiro, 2009.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
COLOMBANI, Maria Cecília. Foucault y lo político. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collége de France (1975-1976) São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Da Natureza Humana: Justiça contra Poder. In: MOTTA, Manoel Barros da. (org). Ditos e Escritos IV. Michel Foucault: Estratégia, Poder-Saber. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
______. História da Loucura. São Paulo: Perspectiva, 2009.
______. Os Anormais: curso no Collége de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2010.
______. Segurança, Território, População: curso no Collége de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LONER, Ana Beatriz. A rede associativa negra em Pelotas e Rio Grande. In: SILVA, Gilberto Ferreira da; SANTOS, José Antônio dos; CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha (org). RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/ahrs/rsnegro.pdf. Acesso dia 01 de outubro de 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.