Escola Municipal Dr. João Thiago do Patrocínio

a atuação de uma gestora que guardou/deixou memórias

Autores

  • Josiane Navarrina Milano Muller Unipampa
  • Pâmela Soares Jardim Universidade Federal do Pampa
  • Alessandro Carvalho Bica Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.23899/9wdr6y64

Palavras-chave:

Educação, Gestora Escolar, Memória, Instituição Escolar

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a trajetória inicial da EMEF Dr. João Thiago do Patrocínio, evidenciando o trabalho de resgate e guarda de suas memórias pela professora Leda Lousada de Azambuja. A instituição foi inaugurada em 08 de abril de 1962, na rua Arthur Lopes, sem número, no Centro de Bagé, Rio Grande do Sul. Sendo apresentada como escola modelo do Serviço de Expansão Descentralizada do Ensino Primário (SEDEP), no plano que buscava erradicar o analfabetismo no Estado, durante a gestão de Leonel Brizola no Rio Grande do Sul, de 1959 a 1963. Leda atuou como professora e diretora na instituição escolar, tendo realizado um trabalho apoiado pelo Exército Brasileiro e em parceria com o filho do patrono, Paulo Patrocínio. Nesse sentido, nossa proposta é narrar fatos da jornada da professora e sua dedicação em assegurar a preservação da história de João Thiago do Patrocínio e a cultura da instituição, durante sua atuação. Dessa forma, o estudo dos documentos será realizado como forma de caracterizar o período e a forma como eles foram reunidos, considerando uma análise qualitativa, subsidiada pelas pesquisas de WERLE (2004), QUADROS (2001), PRADO (2010) e RODRIGUES (2019).

Biografia do Autor

  • Pâmela Soares Jardim, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Letras, discente do Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Ensino, pela UNIPAMPA, campus Bagé/RS, membra do PHERA (Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos).

  • Alessandro Carvalho Bica, Universidade Federal do Pampa

    Professor Doutor em Educação, Orientador no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé/RS, Coordenador do Grupo de Pesquisas em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos (PHERA).

Referências

ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. Professor Leovegildo Chagas Santos (1955): Patrono do Terceiro Grupo Escolar de Limeira, Estado De São Paulo. Revista História da Educação, [S. l.], p. 335–355, 2017.

PRADO, Eliane Mimesse. A importância das fontes documentais para a pesquisa em História da Educação. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.16, n. 31, jan/jun, 2010.

QUADROS, Claudemir de. Brizoletas: A ação do governo de Leonel Brizola na Educação Pública Do Rio Grande Do Sul (1959-1963). TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 3, jan/jun 2001.

RODRIGUES, William Godinho de Moura. “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”: os reflexos da política educacional de Brizola no município de Bagé/RS. Bagé, Ediurcamp, 2019.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. História das instituições escolares: Responsabilidade do gestor escolar. Cadernos de História da Educação, nº. 3, jan/dez, 2004.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

Escola Municipal Dr. João Thiago do Patrocínio: a atuação de uma gestora que guardou/deixou memórias . (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/9wdr6y64