Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Quevedos, RS: Uma Reflexão Patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i3.247Palabras clave:
Elemento da Paisagem, Patrimônio Histórico, Pertencimento, Valorização do Novo.Resumen
Interpretar e valorar os elementos de uma paisagem perpassa pela capacidade que tem o receptor de organizar mentalmente sua percepção do local, bem como com o seu conhecimento sobre a história dos elementos que a constituem. No município de Quevedos, observa-se uma fraca percepção da necessidade de preservar o passado e as memórias coletivas do lugar. Partindo dessas premissas, o presente trabalho objetiva realizar uma leitura, sob o enfoque patrimonial, frente à antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que foi destruída para dar espaço a uma nova Igreja, mais moderna e mais ampla. A metodologia foi embasada na revisão bibliográfica e na perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter empírico por meio da observação direta e participante, por registro visual, fotográfico e de depoimentos. Constatou-se que, mesmo com a existência de uma rica memória individual e coletiva em Quevedos, não há uma valoração dos elementos constitutivos para paisagem local.
Referencias
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis: UFSC, 1999.
GHIRARDELLO, N.; SPISSO, B. (Orgs.) Patrimônio histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008.
NIGRO, C. Território do patrimônio: tombamentos e mobilizações sociais. In: CARLOS, A. F. A.; LEMOS, A. I. G. (Org.). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.
TOMAZ, P. C. A história do Patrimônio Cultural no Brasil. In: Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7 Ano VII, nº 2. p: 1 -12.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.