Os Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1745Resumen
Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa e faz uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as constantes mudanças, que atendendo aos interesses das classes dominantes, preocupados apenas ao desenvolvimento econômico da sociedade brasileira deixa de atender as necessidades da grande população. Reconhecer os sujeitos da EJA da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, localizada no município de Arroio Grande, na sua realidade, suas necessidades, no contexto da educação formal, buscando a superação da uniformidade, do aligeiramento e exclusão social é o objetivo deste trabalho. Busca-se nesse texto estabelecer um diálogo com autores do campo da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, como Freire (1997), Beisiegel (1979); Haddad (2000); Arroyo (2011). A metodologia utilizou como coleta de dados um questionário aplicado aos alunos e documentos da escola. Destaca-se que essa análise envolve um questionário aplicado que se referem a realidade dos sujeitos na sua individualidade, na prática educativa, o uso das tecnologias digitais e como esses sujeitos se percebem no curso da modalidade EJA, estabelecendo uma relação com documentos da escola, com a concepção da educação emancipatória e o reconhecimento da cultura e do saber popular. Através desta proposta busca-se alternativas para melhorar a qualidade social desses jovens e adultos, afirmando-se enquanto sujeitos de uma ação transformadora, sabendo buscar seus conhecimentos, desenvolvendo valores humanos e diminuindo a exclusão social.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Emancipatória; Sujeitos
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.