Foto-diálogos: ensaios sobre o invisível e o inominável em gêneros e sexualidades
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1605Palabras clave:
fotografia, gênero, identidade, sexualidade, subjetividadeResumen
O presente trabalho pretende questionar e refletir sobre a beleza, subjetividade e identidade em corpos cotidianamente violentados pelas estruturas de poder vigentes em nossa sociedade. Seja por questões de classe, raça e/ou gênero, padrões estéticos e de comportamento, a normatização da beleza e das identidades atravessa corpos muitas vezes invisibilizados e subjugados na perspectiva do “outro” dominante. Neste trabalho, o objetivo é materializar e instrumentalizar, por meio da fotografia, a visibilidade e a autonomia na escolha de como esses corpos querem ser vistos. Partindo-se da ideia de formação e construção de identidades e subjetividades sob grande influência do olhar do “outro”, a fotografia será utilizada como instrumento de valorização e subversão da ordem heteronormativa, de feminilidades e masculinidades estabelecidas. Numa proposta que poderia ser chamada de foto-diálogo, fotógrafa, fotografados e fotografadas mergulham numa profunda reflexão sobre o quê somos, porquê somos e o quê queremos ser.
Referencias
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENTO, Berenice. O que é transexualidade. Brasiliense, 2008.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. São Paulo: Autêntica, 2015.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos feministas, v. 10, n. 1, p. 171, 2002.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade (vols. 1, 2 e 3). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, v. 19, n. 2, p. 17-23, 2008.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Senac, 2009.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Editora Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.