Integração Cultural na Escola Latino Americana de Agroecologia

Autores

  • Andréa Marcia Legnani UNIOESTE CAMPUS FOZ DO IGUAÇU
  • Mauro José Ferreira Cury UNIOESTE FOZ DO IGUAÇU

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.466

Palavras-chave:

Integração Cultural, Território, Territorialidade, Fronteira

Resumo

Este trabalho apresenta a integração cultural na perspectiva da Escola Latino Americana de Agroecologia. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, sendo, a primeira fase, de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental, e, a segunda fase, tendo como estratégia metodológica o estudo de caso do tipo exploratório, descritivo. A integração cultural, na perspectiva da ELAA, acontece na troca de conhecimentos entre os educandos: cada um fala, ensina sobre a cultura de seu país, de sua comunidade e também conhece a dos outros países. Reconhece-se na sua cultura e conhece a cultura do outro num processo de respeito e valorização cultural dos diferentes países latino-americanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Marcia Legnani, UNIOESTE CAMPUS FOZ DO IGUAÇU

Mestre em Sociedade Cultura e Fronteiras; Aluna Especial da disciplina Territórios, Territorialidades, Poder, Fronteiras e Redes do Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRASUNIOESTE; Foz do Iguaçu, Paraná e Brasil; andrea.legnani@hotmail.com

Mauro José Ferreira Cury, UNIOESTE FOZ DO IGUAÇU

Pós Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Paraná, UFPR. E em Patrimônio e Turismo Cultural pela Universitat de Barcelona, Bolsista CAPES. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. UFPR. Professor Adjunto C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu. Docente dos Programas de Strictu-sensu em Geografia (Mestrado) da UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon e Sociedade, Cultura e Fronteiras (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo e Hospitalidade CNPq. E-mail: maurojfc@gmail.com

Referências

CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular. 2004.

CLEMENTE, E. Integração: Língua, Cultura e Literatura. Porto Alegre: EDIPURS, 1994.

CURCIO, Daniela da Rosa. Cooperação e Integração na Fronteira Brasil–Uruguai Desafios e Perspectivas na Implantação de Cursos Binacionais de Educação Técnica. Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, 2014.

ELAA. Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA: Documento Orientador, Lapa, PR: 2011.

NOGUEIRA, Ricardo José Batista. Fronteira: Espaço de Referência Identitária? Revista Ateliê Geográfico da Universidade Federal de Goiânia – UFG/IESA. V.1, n.2, Dez/2007, Goiânia-GO, 2007. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/atelie/article/view/3013/3051. Acesso em: 04 Set. 2016.

NOGUEIRA, A. P. F. A luta dos movimentos sociais do campo na América Latina pelo acesso à educação: uma questão de autonomia. Anais da XII Jornada do Trabalho. Curitiba. 2011. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.br/ceget/ANAISXII/GT3/Alexandre%Peixoto%20F,%20Nogueira.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2013.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena. (org.) Fronteiras Culturais: Brasil – Uruguai – Argentina. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. Tradução Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática. 1993.

RICOBOM, G. UNILA: a contribuição do ensino para a integração da América Latina. Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras do Campus Foz do Iguaçu, v. 12, n. 1, jan./jun. 2010a.

RICOBOM, G. A Integração Latino-Americana e o Diálogo Intercultural: Novas Perspectivas a Partir da Universidade. In: XIX Encontro Nacional da CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2010b. Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.conpedi.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3573.pdf > Acesso em: 8 nov. 2013.

YIAN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Legnani, A. M., & Cury, M. J. F. (2017). Integração Cultural na Escola Latino Americana de Agroecologia. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.466

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo