Body-image
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i1.3Keywords:
Vídeo, Performance, Art of Bahia.Abstract
The research aims to analyze the discursive modes, procedures influenced by production conditions , interpreting conditions and speech conditions, on the relationship between the body and the videographic expression. This way we will discuss a path built by poetics of the body, using as languages video, performance, and video installations. Motivated by this trend, we seek a broadening of these concepts and of artistic means of expression to conduct a survey on media analysis. The following questions guide our program of research and study: 1. The relationship between poetics and politics of the bodies; 2. The dialogue between body and camera; 3. Electronic art as preferred field to enhance the body's speech; 4. The "on screen" search of an episteme of the body.
Metrics
References
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, pp.05-28. 1982
CAGE, J. De Segunda a um ano: novas conferências e escritos. São Paulo: Hucitec, 1985.
CANONGIA, Ligia. Quase cinema: cinema de artista no Brasil, 1970/80. In: Arte brasileira contemporânea: caderno de textos 2. Rio de Janeiro: Funarte, 1981.
____________. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
COHEN, Renato. A Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1985.
COUTO, Edvaldo Souza, O Homem Satélite: estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica. Rio Grande do Sul: Ed. UNIJUÍ, 2000.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac e Naify,
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
GARDNER, James. Cultura ou Lixo?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Marins Fontes, 2006.
HEARTENEY, Eleanor. Pós-Modernismo. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
HERÁCLITO, Ayrson. Espaços e Ações. Salvador: o Autor, 2003.
__________.Segredos no Boca do Inferno: arte, História e cultura baiana. Dissertação apresentada ao Mestrado em Artes Visuais da UFBA. 1997.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LIMA, Herman. Imagens do Ceará. Brasília: Ministério da Educação, 1958
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: O desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
__________. A Arte do Vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1995.
_____________. Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
_____________. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2003.
MATOS, Matilde, Etsedron. In: OLIVEIRA, Denisson de, ODDONE, Nanci +100 Artistas Plásticos da Bahia. Salvador: Prova do Artista, 2001.
MATTOSO, Katia M. de Queirós. Bahia, Século XIX: uma província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
MORIN, Edgar. O método 4: as idéias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.
_____________. A inteligência da complexidade. São Paulo, Peirópolis, 2000.
MOTT, Luiz. Terror na Casa da Torre: tortura de escravos na Bahia colonial. In: REIS, J. J. (org.). Escravidão e invenção da liberdade. S.Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
PINHEIRO, Amálio. Mestiçagem latino-americana. Entrevista para o Jornal do povo. (10/05/2008 16:57). Disponível em: http://barroco-mestico.blogspot.com/2008/05/entrevistado-amlio-para-o-jornal-o.html. Acesso em: 15/03/2009.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v.7, n.13, p.81-95. nov. 1996.
RISÉRIO, Antônio. Uma História da Cidade da Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2004.
_______. Avant-garde na Bahía. Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, São Paulo; 1ª edição, 1995.
_______.Ensaio sobre o texto poético em contexto digital. Salvador:
Fundação Casa de Jorge Amado, 1998.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária : sobre o dispositivo fotográfico. Campinas: Papirus, 1996.
_______. O corpo é imagem. Arte & Ensaio. N. 16. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies. New York: Routledge, 2002.
SEGATO, Rita Laura. La economia del Deseo en el Espacio Virtual: Conversando sobre Religión en la internet. In: MASFERRER KAN, Elio (ed.). ? Sectas o Iglesias? Viejos o Nuevos Movimentos Religiosos. Mexico, DF, Editora Plaza y Valdez/UNAM. 1998. pp.1-35.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
SILVA. Kalina Vanderlei. O Barroco Mestiço: Sistema de valores da sociedade açucareira da América Portuguesa nos séculos XVII E XVIII. Revista Mneme V. 07. N. 16, jun./jul. de 2005. Disponivel em www.cerescaico.ufrn.br/mneme
STURKEN, Marita. "La elaboración de una historia, paradojas en la evolución del vídeo", El Paseante n.12, Ediciones Siruela, Madrid, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.