Teoria do Discurso
Para Pensarmos Democracia Hoje! Aspectos teórico-metodológicos da Democracia Radical e Plural
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2186Keywords:
Discourse Theory, plural and radical democracy, Latina America, antagonism, ideologyAbstract
Pensar democracia hoje na América Latina é pensarmos um projeto de democracia radical e plural. Embasados na perspectiva de Ernesto Laclau (2014) de democracia radical e no seu projeto intelectual para a América Latina este trabalho intenta elaborar os processos necessários para articular os aspectos teórico-metodológicos do projeto de democracia radical e plural (LACLAU; MOUFFE, 1989; MOUFFE, 2003; MARCHART, 2018). Os aspectos articulados foram, respectivamente, os conflitos antagônicos em sua dimensão ôntico e ontológica, os complexos ideológicos em sua compreensão de representação ideológica que encarna e distorce realidades e ações relevantes para um projeto democrático radical e plural para a América Latina hoje. O principal resultado deste trabalho se apresenta pela relação dos complexos ideológicos aos conflitos antagônicos a fim de articular cadeias equivalenciais amplas para a formação de um povo democrata radical e plural latino-americano.
Metrics
References
BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BAUDRILLARD, J. O sistema sócioideológico dos objetos e do consumo. In: BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 145-211.
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
COSTA, M. H. A. O fenômeno dêitico e seu alcance na interpretação do discurso. In: Colóquio da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso - ALED, 3., 2010, Recife, PE. Anais eletrônicos Discurso e Práticas sociais. Recife: UFPE, 2010. p. 2255-2266. Disponível em: http://www.pgletras.com.br/ALED-2010/ANAIS-ALED-Brasil-2010.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
GIACCAGLIA, M. La reinvención de lo político: la utopía democrática. Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de Entre Ríos, 2005.
LACLAU, E; MOUFFE, C. Hegemony and Socialist Strategy: Toward a Radical Democratic Politics. London: Verso, 1989.
LACLAU, E. Nuevas reflexiones sobre la revolución de nuestro tiempo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1993.
LACLAU, E. Poder e representação. Estudos sociedade e agricultura, v. 7, p. 7-28, dez., 1996.
LACLAU, E. On Populist Reason. London: Verso, 2005.
LACLAU, E. Los fundamentos retóricos de la sociedad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2014.
MARCHART, O. Thinking antagonism: Political ontology after Laclau. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018.
MENDONÇA, D. Tancredo Neves: da distensão à nova república. Edunisc, 2004.
MOUFFE, Chantal. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Política & Sociedade, v. 2, n. 3, p. 11-26, 2003.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
ZIZEK, S. Eles não sabem o que fazem. O sublime objeto da ideologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1992. p.
ZIZEK, S. On belief. London: Routledge, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Kelvy Wanderson de Maia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.