A representação do outro: as modificações na concepção do “estrangeiro”, no imaginário dos estudantes universitários transnacionais da Tríplice Fronteira.

Autores

  • Suzana Angela Biesdorf UNILA

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1446

Palavras-chave:

Fronteira, Ambiente fronteiriço, Estudantes universitários, Interação linguística e cultural, Representação do outro.

Resumo

Ocorreu, nas últimas décadas, um boom universitário, na região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. No presente artigo, pretendo estudar o impacto da convivência cultural nos estudantes universitários fronteiriços desta região. Os mesmos se deslocam cotidianamente entre os países onde vivem e onde estudam, na denominada região da Tríplice Fronteira. Pretendo, deste modo, verificar como se dão as mudanças na representação do “outro”, a partir da vivência transitória desses estudantes em outro país. No que se refere ao desenho da pesquisa, preliminarmente, farei uma breve dissertação sobre os conceitos de fronteiras e ambientes fronteiriços. Na sequência, uma sucinta análise acerca da utilização da expressão “Tríplice Fronteira” para denominação da zona geopolítica em questão. Ainda, abordarei o processo de interação cultural e linguística no território em análise. Por fim, entrevistarei estudantes, dos três países, no intuito de proceder à análise proposta. Pude verificar nesta pesquisa que cruzar a fronteira, para estudar uma carreira universitária, não implica apenas na aquisição de conhecimento formal e técnico. Há significativa troca de experiências, com o compartilhamento de costumes e formas de comunicação. Também houve drástica mudança de concepção, para melhor, sobre o “outro”, ou seja, acerca do país vizinho e das pessoas que o habitam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Biesdorf, S. A. (2019). A representação do outro: as modificações na concepção do “estrangeiro”, no imaginário dos estudantes universitários transnacionais da Tríplice Fronteira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1446

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura