Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1186Keywords:
Programa, apoio, acompanhamento, evasão, retenção, permanência.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante da Universidade Federal do Rio Grande – FURG como uma das políticas de permanência. O programa foi criado no ano de 2013, com a finalidade de promover ações de aperfeiçoamento das interações entre o ensino e a aprendizagem nas suas relações políticas, pedagógicas e epistemológicas no ambiente universitário. Neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa de cunho exploratório por meio de análise documental, com dados referentes aos anos de 2013 até 2016 dos índices de evasão e retenção dos cursos de graduação e das ações desenvolvidas pelo programa nesse período. Os resultados do estudo indicam que, desde a implementação do programa, ações vinculadas às diferentes áreas foram ofertadas aos estudantes, porém há um predomínio dos conhecimentos matemáticos, área que converge nos maiores índices de reprovação na instituição. Dessa forma, pode-se concluir que o programa, com suas diferentes ações como cursos, oficinas, palestras, seminários, grupos de apoio e espaços alternativos de estudos, vem colaborando na diminuição dos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação, contribuindo para a permanência do estudante na FURG, pois as ações são pensadas em um movimento dinâmico e processual, que transita entre a escuta do relato dos estudantes, as articulações com os cursos e as unidades acadêmicas e administrativas.
Metrics
References
ADACHI, A. A. C. T. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 214 f. Dissertação – Mestrado em Educação, FMG/FaE, 2009.
ANDIFES/ ABRUEM/ SEsu/ MEC. Comissão Especial Sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior público. Brasília, 1997.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Alges – Portugal: Difel, 1989.
_______________. Os usos sociais da ciência: Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. REUNI: reestruturação e expansão das universidades federais. Decreto Presidencial n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007.
_______, Ministério da Educação e Cultura, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Deliberação Nº 157/2010.
_______, Ministério da Educação. Universidade Federal do Rio Grande. Estudo sobre a evasão dos cursos de graduação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2002.
________, Ministério da Educação e Cultura, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Resolução 016/2011 – PPI CONSUN.
CINDA. UNESCO-IESALC. Repetencia y deserción universitaria en América Latina. Santiago, Talca: 2006.
DIAS, A. F. et al. Fatores determinantes da retenção estudantil em um curso de graduação em Engenharia de Produção. COBENGE, Recife, Pernambuco, 2009.
DONOSO, S.; SCHIEFELBEIN, E. Análisis de los modelos explicativos de retención de estudiantes en la universidad: una visión desde la desigualdad social. Estud. Pedagóg.,Valdívia, v. 33, n. 1, p. 7-27, 2007.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FIEGEHEN, L. E. G.; DÍAZ, O. E.; FERNÁNDEZ, L. L. Deserción y Fracasso Académico en la Educación Superior en América Latina y el Caribe: resultados e implicancias. IN: FREITAS, K. S. Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes. Eccos Rev.Cient., São Paulo, v. 11, n. 1, p. 247-264, jan./jun. 2009.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GARCIA, Regina Leite. Movimentos sociais: escola - valores. In. GARCIA, Regina Leite. Aprendendo com os movimentos sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 07-15.
GIL, Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da Ciência e Prática da Pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997.
LIMA JUNIOR, P.; OSTERMANN, F. Contribuições da pesquisa em educação e em ensino de ciências para a compreensão da evasão no ensino superior: Lacunas na pesquisa com respeito aos cursos de graduação em Física. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 12, 2010, Águas de Lindóia. Atas do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF. 2010. p. 1-10.
MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1, 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/artigo-cientifico/pdf/ensino-superior.pdf. Acesso em: 8 de dezembro 2019.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à Instituição. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.
SANTOS. et al. Una Visión Integral del Abandono. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2013.
TINTO, V. Completing College: rethinking institutional action. Chicago: The University of Chicago Press, 2012.
VIDALES, S. El fracaso escolar en la educación media superior. El caso del bachillerato de una universidad mexicana. Rev. Iberoamericana calidad, eficacia cambio educ., Madri,v. 7, n. 4, p. 321-341, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.