Educação ambiental no processo de gestão ambiental: algumas reflexões e possibilidades

Authors

  • Clara da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Lúcia de Fátima Socoowski Anello Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Odete da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.996

Keywords:

educação ambiental crítica, Licenciamento ambiental, gestão ambiental pública

Abstract

Este trabalho tem como pauta principal algumas reflexões e possibilidades da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental pública, mais especificamente, no licenciamento ambiental de petróleo e gás na Bacia de Campos, a partir de Projetos de Educação Ambiental (PEAs). Como premissa, compreende que somente partir de uma Educação Ambiental transformadora e emancipatória, focada nos sujeitos históricos e prioritários da ação educativa – aqueles pertencentes a comunidades que são impactadas de alguma forma pela expansão e desenvolvimento de empreendimentos –, pode-se construir um processo de diálogo e participação para a melhoria da gestão ambiental pública.

Author Biographies

  • Clara da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande
    Licenciada em História (FURG), mestre em Gerenciamento Costeiro (FURG) e doutoranda em Educação Ambiental (FURG)
  • Lúcia de Fátima Socoowski Anello, Universidade Federal do Rio Grande
    Doutora em Educação Ambiental (FURG)
  • Maria Odete da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande
    Doutora em Educação Ambiental (FURG)

References

ANELLO, Lúcia de Fátima Socoowski. O pré e a pós-licença: o processo educativo e a tramitação legal e burocrática do licenciamento. 01. ed. V. 05. Salvador: IMA – BA. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo (Org.). Educação Ambiental no contexto de medidas mitigadoras e compensatórias de impactos ambientais: a perspectiva do licenciamento. Salvador, 2009, p. 81-104.

ANELLO, Lúcia de Fátima Socoowski. Os programas de educação ambiental no contexto das medidas compensatórias e mitigadoras no licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração de petróleo e gás no mar do Brasil: a totalidade e a práxis como principio e diretriz de execução. 2009. 189f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político ideológico da Educação Ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista contemporânea de Educação. Brasília, nº 14, p. 398-421, agosto-dezembro, 2012.

_________. Apresentação: (Re)Conhecendo a educação ambiental brasileira. In.: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.) Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério da Educação, 2004.

PEREIRA, Maria Odete da Rosa. Ouvindo e reconstruindo a história com os Pescadores Artesanais do Baixo Sul do estado da Bahia. Bahia: Projeto Cipar Baixo Sul, 2010.

QUINTAS, José Silva. Introdução à Gestão Pública. 2. Ed. Brasília: MMA/IBAMA, 2006.

Published

2018-11-26

Issue

Section

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

How to Cite

Educação ambiental no processo de gestão ambiental: algumas reflexões e possibilidades. (2018). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.996