Um olhar de viajante para a arte e cultura popular: A tradição dos Caretos na Região de Trás-os-Montes - Portugal
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.816Keywords:
estudos em cultura, artes, educaçãoAbstract
No ano de 2014, enquanto cursava Artes Visuais – Licenciatura na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tive a oportunidade através de um acordo entre a UFPel e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal, de realizar um intercâmbio acadêmico. Logo, pude estudar no Curso de Licenciatura em Arte e Design, no IPB em Bragança, Portugal no período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Por meio do deslocamento para outro lugar, pude migrar para a região de Trás-os-Montes, a qual se encontra no nordeste de Portugal. Como o próprio nome sugere, é uma região montanhosa e por ter esta característica, em tempos passados o trânsito e o acesso a ela era muito difícil. Assim, desenvolveu-se lá aspectos culturais muito específicos e singulares, bem como uma característica própria e subjetiva do povo transmontano (de Trás-os-Montes) de ser. Com o passar dos dias ia gradativamente conhecendo a música, a dança, a arte, o artesanato, as festividades, as tradições, a culinária e a literatura locais. Bem como, conhecia sua gente, povo simples e acolhedor que na sua generosidade, sem saber contribuía para o meu processo de reterritorialização (Deleuze, 2009). As experiências vivenciadas durante esse percurso, modificaram meu modo de ver e pensar a cultura, o cotidiano, as relações sociais e a própria educação. Deste modo, gostaria de compartilhar neste artigo, um pouco da minha experiência de descoberta do território e da cultura transmontana, principalmente, no que confere aos ritos festivos envolvendo os Caretos, personagens tradicionais de Trás-os Montes.
Palavras-Chave: Festa dos Caretos. História, Cultura. Educação.
References
AFONSO, Roberto de Morais; PATROCÍNIO, Teresa A. R.; Guia do Ecomuseu de Vinhais. Câmara Municipal de Vinhais: Corane, 2009.
CARNEIRO, Carlos; Caretos. Ano: 2014. Disponível em: http://www.portugalnummapa.com/caretos/. Acessado em 20 de setembro de 2015.
DUARTE Jr, João Francisco; O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação – UNICAMP, 2000.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG: 2006.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: penso, 2017.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência a e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação: 2002.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: Vagabundagens pós-modernas. Rio de janeiro: Record, 2001.
Matos, Fonseca & Associados e RCL imagem e comunicação. Guia Terra Fria Transmontana. Versão e-Book a partir da 2ª edição, revista e ampliada, 2014. Disponível em: http://www.rotaterrafria.com/. Acessado em 20 de setembro de 2015.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2012.
SIZA, M. Teresa; O espelho fraterno. In: Georges Dussaud. Centro de Fotografia Georges Dussaud. Catálogo. Câmara Municipal de Bragança: Abril de 2013.
TIZA, António A. Pinelo; Os Construtores de Máscaras. Ano: 2013. Disponível em: http://www.academiaibericamascara.org. Acessado em 20 de setembro de 2015.
___________________; GUTIÉRREZ, Jesús Núñes; Catálogo Máscara Ibérica. Catálogo. Câmara Municipal de Bragança, 2013.
TORGA, Miguel; Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes). In: MOURÃO FERREIRA, David (Org.) Portugal - A terra e o homem: Antologia de textos de escritores do século XX. II Volume. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
Meios Eletrônicos Consultados:
Câmara Municipal de Bragança. Disponível em: http://www.cm-braganca.pt/. Acessado em 01/10/2015.
Câmara Municipal de Vinhais. Disponível em: http://cm-vinhais.pai.pt/. Acessado em 01/10/2015.
Caretos de Varge: Artesão António Alves. Disponível em: http://caretosvarge.blogspot.com.br/. Acessado em 01/11/2015.
Terra Fria Transmontana. Disponível em: http://www.rotaterrafria.com/pages/1. Acessado em 01/10/2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.