Uma Experiência Interdisciplinar na Formação Continuada de Professores da Rede Pública no PACTO pelo Fortalecimento do Ensino Médio
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.754Mots-clés :
Formação Continuada, Pacto, Interdisciplinaridade e Origami.Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma experiência á formação continuada de professores desenvolvida no projeto Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, organizado pela Universidade Federal de Rio Grande-FURG. O projeto teve, como mentor, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), tendo a parceria das Secretarias da Educação (SEDUC) e as Universidades Federais (IES), tendo como meta, realizar a formação de professores da rede pública. No desenvolvimento da experiência foram utilizadas as ideias compartilhadas como forma de reforçar e embasar a visão cientifica sobre o conhecimento da interdisciplinaridade, criando um conjunto de referências no processo da formação de professores evidenciando o acoplamento das áreas do conhecimento com suas tecnologias. Na miscigenação das ações cooperativas, houve um consenso geral de entendimento sobre o “ser interdisciplinar”, estabelecendo um desafio aos professores a efetivarem ações imbricadas entre a Matemática, Linguagem e Artes Visuais, independente de suas áreas de formação, tendo como eixo comum o trabalho coletivo interdisciplinar. Na utilização do Origami ficou evidenciado o compartilhar, refletir, estudar, conhecer, intervir na formação do Pacto, fazendo com que não ficasse utópica, a realização das ações coletivas, fortalecendo o conhecimento, já existente, dos profissionais da educação, percebendo a importância do desempenho de atividades no cotidiano, tendo na interdisciplinaridade a projeção do compartilhamento de experiências e a superação de limitações identificadas.
Références
REFERÊNCIAS
BRASIL. Sec. da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 1ª Ed. Brasília MEC/SEF, 1998.
BRASIL, MEC. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. 2009.
CORRÊA. Gilka. A Arte de dobrar papel. 2ª Ed. Editora FURG. Rio Grande- RS. 1995.
DELAZZANA, Ana Rosa. Interdisciplinaridade: um olhar sobre a prática docente. Centro Universitário Franciscano- Unifra, Santa Maria-RS. 2003.
FAZENDA, Ivani C. O que é Interdisciplinaridade? Ed. Cortez, São Paulo. SP. 2008.
______________Práticas Interdisciplinares na escola. Ed. Cortes 12ª ed. São Paulo, 2011.
______________Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. Papirus Ed. Campinas.
_____________ Formação de Docentes Interdisciplinares Ed. CRV. Curitiba – PR. 2013.
GENOVA Carlos. Origami, Dobras, Contas e Encantos. Ed. Escrituras, 2ª Edição. SP. 2009.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Ed. Imago Rio de Janeiro. 1976.
MATURAMA, H. Uma nova concepção de aprendizagem. In: Dois pontos, v. 2, nº 15, 1993.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC):- Portaria nº 1.140, de 22/11/ de 2013.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente- 16ª ed. Campinas. SP. Papirus, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014.
POMBO, O. O conceito de interdisciplinaridade e conceitos afins. Lisboa, Texto Editora, 1993.
PARECER CEB/CNE nº 5/2011- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA/MEC.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.