Narrativas Guaranis de José de Melo e Silva (1939) na Fronteira Brasil/Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.529Keywords:
José de Melo e Silva, Fronteiras Guaranis, Mato Grosso do Sul, Guaranis, Paraguai.Abstract
Neste trabalho, entende-se que a produção de conhecimento veiculada por meio de textos e autores foi um alicerce de expansão do modelo de estado nacional brasileiro denominado Estado Novo (1937-1945). Tal produção visava estabelecer limites de atuação do estado, legitimando uma política de valorização do nacional em relação ao elemento estrangeiro. Neste contexto, o trabalho objetiva discutir a visão do outro no texto Fronteiras Guaranis (1939), obra de José de Melo e Silva, à época profundamente engajado com o projeto político de Getúlio Vargas denominado Marcha para Oeste. Em seu trabalho, Melo e Silva constrói a brasilidade em oposição ao “guaranizado” paraguaio, elemento fronteiriço que estaria ameaçando culturalmente a fronteira brasileira. O autor trabalha argumentos eugênicos para caracterizar aquela população, condicionando suas ações por sua etnia, e propondo soluções para integrar aquelas pessoas ao que chamava de civilização brasileira. Entende-se que ao buscar narrar uma história e constituir uma geografia humana na fronteira, Melo e Silva instituiu identidades, (re)criando aquele espaço e com isso delimitando os lugares sociais que deveriam ser ocupados pelos indígenas paraguaios, no geral como mão-de-obra barata para a extração da erva-mate e o treinamento para o trabalho agrícola em escolas profissionais. Tais ideias integram elementos materiais e imateriais do discurso, demarcam e legitimam projetos políticos e processos de classificação e controle estatal de povos indígenas em prol de um modelo de sociedade baseado na agropecuária.
References
ALBUQUERQUE JR, Durval Muñiz. A Invenção do Nordeste e outra artes. São Paulo: Cortez, 2011.
CALONGA, Dantielly. A Marcha para Oeste e os intelectuais em Mato Grosso: política e identidade. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, n. 168, p. 126-132, Mai. 2015.
CHARTIER, Roger. A Mão do Autor e a Mente do Editor. Assis: Editora UNESP, 2014.
DÁVILA, Jerry. Diploma de Brancura: política racial e social no Brasil (1917-1945). São Paulo: Editora Unesp, 2005.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
________. O que é um autor? In:________. Ditos e Escritos: Estética – literatura e pintura, música e cinema (vol. III). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.
FIUZA, Wagner Henrique Neres. Do Sul de Mato Grosso ao Mato Grosso do Sul: região e historiografia em torno da obra de José de Melo e Silva. Dissertação [Mestrado em História]. Irati: UNICENTRO, 2017.
FREITAG, Liliane. Extremo-Oeste Paranaense: História Territorial, Região, Identidade e (Re)Ocupação. Tese [Doutorado em História]. Franca: UNESP, 2007.
GARFIELD, Seth. A Luta Indígena no Coração do Brasil. Política Indigenista, a Marcha para o Oeste e os Índios Xavante (1937-1988). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SILVA, José de Melo e. Fronteiras Guaranis. 2 ed. Campo Grande: IHGMS, 2003.
STEPHAN, Nancy. A Eugenia no Brasil – 1917 a 1940. In: HOCHMAN, Gilberto; ARMUS, Diego (orgs). Cuidar, Controlar, Curar: ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. Rio: Editora Fiocruz, 2004
VELLOSO, Mônica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, CPDOC, 1987.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright of their works and grant RELACult the right of first publication. All articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), which allows sharing, distribution, copying, adaptation, and commercial use, provided that proper credit is given to the original authorship and the first publication in this journal is acknowledged.
RELACult makes all of its content openly accessible, thereby increasing the visibility and impact of the published works. The contact information provided in the submission system is used exclusively for editorial communication and will not be shared for any other purpose.